segunda-feira, 30 de julho de 2012

Gerês acolhe Festa da Europa

O eurodeputado José Manuel Fernandes promove, em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, de 8 a 12 de Julho, a Festa da Europa, uma iniciativa que se realiza no Gerês com o intuito de realçar as potencialidades nacionais no contexto europeu, dando particular destaque a temas como o emprego, a juventude, o desenvolvimento rural e o ambiente. No programa estão previstas actividades de «animação musical desporto e lazer, a par de conferências, debates, exposições e espaços de informação e esclarecimento sobre a União Europeia e a problemática do emprego em Portugal e na Europa».
A cerimónia de abertura está marcada para as 11h00 do dia 8 de Agosto, com a inauguração da exposição Portugal Europeu: Meio Século de História, no Centro de Animação do Gerês (CAT). Durante os cinco dias estará presente na Colunata do Gerês um técnico do IEFP para prestar os esclarecimentos necessários. O evento irá contar com várias conferências, com destaque para a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre.
O desporto não foi esquecido e no dia 10 de Agosto os interessados podem participar num passeio realizado no Trilho dos Currais, bem como em jogos de futebol que se realizarão no novo relvado sintético do Campo da Pereira, no Gerês. Haverá ainda espaço para actuações musicais variadas, num palco instalado na Colunata do Gerês. No dia de abertura actuam os Amigos da Concertina de Vila Verde, e no dia seguinte ouvem-se sons típicos da música universitária com a actuação da Azeituna, da universidade do Minho.
A noite de Sábado é dedicada ao fado com Conceição Brito e Ricardo Barbosa, acompanhados por António Rodrigues, na viola, e Manuel Corgas, na guitarra. No Domingo os presentes podem contar com folclore, seguido de uma actuação DJ com música dos anos 80.
Fonte: Amarense, em 30-07-2012

Sem comentários: