quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bombeiros terrabourenses socorrem turistas perdidos

Perante um verão que, ao nível dos incêndios florestais, não tem dado muito que fazer aos bombeiros, a corporação dos soldados da paz de Terras de Bouro tem centrado a sua atuação no auxílio e socorro de turistas que vão sofrendo alguns acidentes na zona do Gerês.
Ainda este fim de semana, um grupo de quatro indivíduos, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos, perdeu-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, tendo necessitado do auxílio dos Bombeiros Voluntários terrabourenses para voltarem a descer ao ponto de partida.
De acordo com fonte dos bombeiros locais, o socorro foi acionado via CDOS.
Ao que tudo indica, os quatro elementos “ficaram desorientados”, depois de terem subido serra acima, sem seguir qualquer trilho pedonal em concreto. Foram, depois, resgatados já na zona da Malhadoura, um pouco acima da cascata do arado e do chamado ‘poço azul’. Estiveram perdidos por um período de duas ou três horas.
Para o local, os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro deslocaram quatro pessoas e uma viatura, que acabou apoiada por um outro veículo do Parque Nacional.
Para além deste caso, há a registar, no fim de semana anterior, duas quedas em cascatas do Gerês, que fizeram dois feridos.
Segundo fonte dos bombeiros terrabourenses, este tipo de acidente é “bastante frequente” e até já provocou, no passado, algumas mortes. Por isso, é imperativo que as pessoas “tomem outros cuidados” e que saibam que aquela é uma “zona de pedras escorregadias, cheias de lodo, e de difíceis acessos”.
Homem cai da cascata do Tahiti
Um homem, de 41 anos, ficou ferido depois de cair de uma altura de cerca de sete metros da cascata do Tahiti, ontem à tarde, no Gerês. O turista, residente em Famalicão, estava com a família quando escorregou pelas pedras e caiu num riacho. Os Bombeiros de Terras de Bouro resgataram a vítima.
Mulher resgatada na cascata Portela do Homem
Uma mulher de 49 anos foi resgatada pelos bombeiros de Terras de Bouro depois de ter caído de uma altura de vários metros da cascata Portela do Homem. A vítima, que estava acompanhada da família, sofreu ferimentos no rosto, braços e pernas e foi transportada para o hospital de Braga.
Fonte: Terras do Homem, em 30-08-2012

Sem comentários: