sábado, 25 de agosto de 2012

Empresa de Meios Aéreos resgatou, por helicóptero, uma jovem de 19 anos no Gerês

Empresa de Meios Aéreos realizou 102 missões de busca desde 2008
A Empresa de Meios Aéreos (EMA) realizou 102 missões de busca e salvamento desde 2008, a última das quais na quinta-feira, na Serra do Gerês, que culminou no resgate por helicóptero de uma jovem de 19 anos.
Fonte da EMA disse hoje à agência Lusa que a empresa começou a trabalhar em missões de busca e salvamento em 2008.
Desde então efectuou 102 missões. Em 2012, foram realizadas três operações de resgate, uma no Algarve (Janeiro), outra na zona do centro (Maio) e a última decorreu quinta-feira, numa área do Gerês que pertence ao concelho de Montalegre.
Um helicóptero da EMA, ao serviço da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), resgatou uma jovem de 19 anos, que se lesionou num pé durante uma caminhada num local de difícil acesso por via terrestre.
O segundo comandante dos bombeiros de Salto, Arménio Carvalho, referiu que a jovem integrava um grupo de seis pessoas que estava a fazer uma caminhada pela serra até às Minas dos Carris, uma zona isolada e de acessos quase inacessíveis para as viaturas.
Trata-se de uma área que pertence a Cabril e que se situa no limite da fronteira com Espanha.
O comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Carlos Silva, acrescentou que a equipa de bombeiros tentou chegar ao local, mas que “a distância mais acessível a viaturas até ao local onde estavam dista cerca de duas horas de caminho”.
Por isso mesmo, a Protecção Civil decidiu accionar o meio aéreo, um helicóptero Kamov, que está estacionado na base de Santa Comba Dão.
Após estabilização da vítima, esta foi evacuada para o hospital de Vila Real, dando entrada na unidade hospitalar pelas 15h.
Francisco Esteves, médico nesta unidade hospitalar, disse que a jovem apresentava apenas uma lesão ortopédica a nível de um dos membros inferiores e que teve alta no próprio dia.
Fonte: Lusa, em 25-08-2012

Sem comentários: