sábado, 11 de agosto de 2012

Eurodeputado José Manuel Fernandes contemplou belezas naturais pelo Trilho dos Currais

O eurodeputado José Manuel Fernandes, acompanhado por um grupo de 12 pessoas, cumpriu hoje um percurso pedestre de 11,4 quilómetros ao longo do Trilho dos Currais, na Serra da do Gerês. A iniciativa, realizada no âmbito da Festa da Europa que o eurodeputado está a promover na Vila do Gerês e que encerra amanhã, permitiu contemplar e conhecer melhor a riqueza e a beleza naturais desta serra.
O turismo de Natureza tem um potencial único para criação de riqueza e dinamização da vida económica e social de todo o Gerês e região envolvente, que precisa de ser aproveitado e devidamente rentabilizado e preservado através de uma estratégia sólida e capaz de ser concretizada a favor das pessoas, do ambiente e da economia", defendeu José Manuel Fernandes.
Após cumprir um percurso pedestre classificado de dificuldade média-elevada, o eurodeputado sublinhou que "este turismo de Natureza não pode ser só para elites". Em seu entender, "tem de ser aberto ao usufruto das pessoas em geral, para que assim possam valorizar a natureza e os esforços e medidas a tomar para a sua preservação e sustentabilidade", embora ressalvando que este acesso deve ser feito, "obviamente, com condições e regras".
O estabelecimento de uma cadeia empresarial, económica e social que permita valorizar os produtos locais, como elementos diferenciadores dos serviços turísticos do Gerês, é uma das iniciativas que o eurodeputado apontou como urgentes para a potencialização dos recursos naturais ali existentes, a par de um resposta eficiente ao nível da informação sobre os serviços e oportunidades turísticos.
José Manuel Fernandes confessou-se fascinado com o Trilho dos Currais. Num percurso conduzido pela guia Goreti Rodrigues, foi possível conhecer os currais da Espigueira, da Carvalha das Éguas e da Lomba do Vidoeiro, a par da vista da Pedra Bela e diversos outros panoramas naturais de grande beleza e de acesso exclusivamente pedonal.
Conferência sobre jovens e emprego
A Festa da Europa termina amanhã, domingo, com a conferência ´Dia Mundial da Juventude: gerações de hoje e amanhã na Europa´, que tem lugar às 10h00, no Centro de Animação do Gerês (CAT) e em que o secretário de Estado do Desporto e Juventude - que foi chamado à última da hora a representar o Governo ´no encerramento dos Jogos Olímpicos em Londres - vai ser representado pelo seu chefe de gabinete, Diogo Guia.
Na conferência, participa ainda o presidente do Instituto do emprego e Formação Profissional, Octávio Oliveira, a par do presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel Viana, e do eurodeputado José Manuel Fernandes.
A Festa da Europa tem decorrido com a distribuição de milhares de publicações sobre a União Europeia, numa iniciativa que conta ainda com a colaboração do IEFP na prestação de informações e aconselhamento sobre emprego em Portugal e na Europa. Ao longo dos cinco dias do evento, diversos artistas tem proporcionado enchentes na praça da Colunata. Deppois das atuações dos fadistas bracarenses Conceição Brito e Ricardo Barbosa seguidas de uma sessão da banda jovem ´Fallen Wings´, hoje é a vez de sons tradicionais se cruzarem com arranjos musicais do DJ Milo Santoro.
Fonte: rostos.pt, em 11-08-2012

Sem comentários: