quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Festa da Europa arranca hoje na vila do Gerês

Cinco dias de actividade intensa, com exposições, conferências e muita animação. É assim que vai ser a Festa da Europa na vila do Gerês, Terras de Bouro, que arranca hoje, às 11 horas, com a inauguração da exposição ‘Portugal Europeu: Meio Século de História’, apresentada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e pela Representação da Comissão Europeia.
A iniciativa, lançada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, é organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, propondo falar da União Europeia (UE) e das nossas potencialidades exaustivamente até ao próximo domingo.
“Temos forças e potencialidades que não podemos desperdiçar”, desafia José Manuel Fernandes, num repto lançado à comunidade minhota. “Vivemos hoje momentos de grandes desafios a vencer”, razão pela qual “urge saber para onde queremos ir, que objectivos queremos atingir”.
Para o eurodeputado esta Festa da Europa “tem como principal objectivo mostrar as forças da nossa terra e dar a conhecer melhor a UE, as suas instituições e programas”.
No fundo, trata-se de um “convite a reflectir sobre o melhor caminho a seguir, de forma a atingirmos, em simultâneo, um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”, considera José Manuel Fernandes.
As temáticas da natureza, ruralidade, floresta, água e juventude vão estar destaque nesta festa europeia. “Temos de aproveitar estas forças, de forma a vencer os desafios que se nos deparam”, defende o eurodeputado. Ao longo da Festa da Europa, vão estar em destaque temas como o emprego e a juventude, a par do desenvolvimento rural e do ambiente.
Os secretários de Estado das Florestas, Daniel Campelo, e do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, participam no evento, que conta ainda intervenções de responsáveis do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Administração da Região Hidrográfica do Norte, da CCDRN, do Parque Nacional da Peneda-Gerês e da União das Misericórdias Portuguesas.
Amanhã o debate vai incidir no ‘Desenvolvimento Rural: potencialidades e recursos na nossa terra’, a partir das 14.30 horas.
Fonte: Correio do Minho, em 8-08-2012

Sem comentários: