quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mixões da Serra no cinema

Nos últimos tempos, as paisagens, o património, as empresas e até mesmos as festas do Vale do Homem têm sido objeto de estudo do olhar atento de muitos cineastas portugueses e estrangeiros que cá vêm gravar partes de uma das suas películas ou até obras inteiras.
Recentemente, foi a vez das festas de Santo António Mixões da Serra, em Valdreu, serem registadas e transpostas para uma tela de cinema, por força do trabalho desenvolvido pelo bielorrusso Sergei Loznitsa, convidado a participar no festival de Curtas de Vila do Conde.
Aí, foram apresentadas seis obras de oito que foram comissariadas pelo festival para as celebrações do seu 20º aniversário. O 'Milagre de Santo António', de Sergei Loznitsa, foi um dos que mais convenceu a crítica, pela sua dimensão celebratória e universal.
Trata-se de uma pelicula de 40 minutos, filmada por um cineasta de quem se diz ser possuidor de um “formalismo distante e imponente”. Desta vez, esta obra foi filmada "à altura do homem e à altura do animal", conforme descreve o jornalista Jorge Mourinha, garantindo que o cineasta o fez “com uma especial atenção aos detalhes e precisão formal”, próprios de Loznitsa. Trata-se de um olhar perspicaz sobre as tradicionais festas de Santo António Mixões da Serra, gravado em Valdreu. A obra do bielorusso tem “algo de celebratório”, que junta uma “religiosidade cava” e, ao mesmo tempo, um registo da celebração pagã. “Lonitza descobre a universalidade que se desprende destas festas locais, onde reencontramos uma ancestralidade da natureza humana que não pode ser, nem é, apenas portuguesa”, defende Jorge Mourinha.
No mesmo festival, foi apresentado o ‘Cinzas - Ensaio sobre o fogo’, uma obra de Pedro Flores, que mostra e analisa com “infinita delicadeza” o quotidiano dos pastores do Gerês.
Património e empresas locais motivam e acolhem filmagens
Para além deste olhar diferente dado sobre as festas de Santo António Mixões da Serra numa tela de cinema, outras películas foram gravadas parcial ou integralmente em espaços vilaverdenses. Por exemplo, recentemente, uma empresa de Vila Verde foi escolhida para acolher algumas filmagens da segunda longa-metragem do realizador português Rui Goulart. A 'Zenit Automóveis' recebeu a equipa que está a rodar '1ª vez, 16mm'. “Queremos ajudar na divulgação do cinema português que, como outras artes, está a passar por momentos difíceis”, referia na altura um dos responsáveis da empresa, Tiago Almeida. Do elenco faziam parte atores internacionais e nacionais, profissionais e não atores e ainda os "habitués" de Rui Goulart. O nome mais sonante é o de Marisa Paredes, atriz que protagonizou vários filmes de Pedro Almodóvar, como 'Tudo Sobre a Minha Mãe'.
Em Gondiães, a intérprete, compositora e letrista holandesa, radicada em Portugal, Saphir Cristal filmou integralmente uma curta-metragem. Diogo, Rogério, Rafael, Mafalda, Jade e Barbara são as pequenas estrelas desta película realizada pela artista holandesa, a viver em Portugal desde os 14 anos e que já apresenta uma série de trabalhos feitos nas áreas do cinema, publicidade, rádio, entre outras.
O sítio onde foi gravado este pequeno filme é um 'castelo' com que o seu pai, Orion, sonhou um dia. “Um sonho inacabado que eu quis imortalizar ao fazer esta curta metragem”, contextualizou Saphira Cristal.
Trata-se de um filme fantasiado que conta a história de um grupo de crianças que decidem, um dia, embarcar numa aventura, que passa pela exploração de um “pequeno castelo” situado na freguesia de Gondiães. Juntas, as crianças descobrem que “a magia vem do coração e do poder da imaginação”.
Fonte: Terras do Homem, em 2-08-2012

Sem comentários: