quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia do Município envolto em cultura e tradição

Como já vem sendo hábito, o Dia do Município, em Terras de Bouro voltou, este ano, a ser comemorado numa jornada repleta cultura e de fomento das tradições locais. A outorga da Carta de Foral, de 1514, pelo rei D. Manuel I começou a ser assinalada com um hastear das bandeiras do município ao som do grupo Orfeão de Terras de Bouro, que brindou os presentes com alguns dos seus temas mais conhecidos.
Pouco depois, a Câmara Municipal, em parceria com jornal ‘Poetas & Trovadores’ e a Associação de Escritores Minhoto-Galaicos ‘CALIDIUM, apresentou duas novas obras literárias, inspiradas nas belezas do concelho. ‘Lendas e Contos Tradicionais - Terras de Bouro em Textos e Contextos’, da autoria de Jacinta Correia e ‘Gerês - 10 Anos de Poesia, Antologia dos 10 Encontros Nacionais de Poetas realizados no Gerês’, uma edição do município, foram os livros tornados públicos pela primeira vez.
A tarde, essa, feita de tradições, ficou marcada pela desfolhada tradicional e pelos sons do folclore. Não faltou, claro está, o vinho verde nem o porco no espeto. A ‘Tarde das Tradições Rurais’ foi uma organização da Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida.
As comemorações encerraram, já pela noite dentro, com um grande concerto da banda Musical da Carvalheira, na Igreja de Moimenta.
De acordo com Joaquim Cracel, a publicação de obras literárias no Dia do Município acaba por ser importante para a “preservação da história do concelho e da sua cultura, do seu património imaterial, a sua tradição”. “Assumimos, desde a primeira hora, esta missão de engrandecer o nosso concelho como um dever e como uma honra. E consideramos que o Dia do Município, dia das nossas raízes, é a melhor ocasião para o reforço do nosso património artístico, histórico e cultural. Em tempos de dificuldades económicas, podemos e devemos cancelar ou adiar obras que não sejam estritamente necessárias e alterar projetos de modo a torná-los menos dispendiosos. Mas não podemos esquecer ou adiar a divulgação da nossa história, da nossa cultura e da nossa arte”, comentou o edil, considerando que, ao publicar estes dois livros, “a Câmara Municipal contribui decisivamente para o engrandecimento do concelho”.
No que diz respeito à tradicional desfolhada, realizada no período da tarde, em pleno coração do Gerês, Joaquim Cracel defende que “não poderia haver melhor maneira de celebrar Terras de Bouro que não fosse lembrando e assinalando as suas profundas raízes rurais”.
Fonte: Terras do Homem, em 25-10-2012

Sem comentários: