domingo, 7 de outubro de 2012

Feira da Ladra em Vieira do Minho: raça garrana com futuro assegurado no país

Os mais belos exemplares de cavalos de raça garrana criados em terras de Vieira do Minho foram, ontem, apresentados ao público, em mais uma edição da Feira da Ladra, com o objectivo de a promover e divulgar. Se há alguns anos atrás, esta era uma raça em extinção, hoje em dia esta é uma raça com futuro garantido em todo o país.
A garantia foi deixada pela Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana - cuja sede a nível nacional está localizada precisamente em Vieira do Minho - que a par dos concelhos de Terras de Bouro e Arcos de Valdevez constitui-se como o grande ‘solar’ desta raça cavalar, nomeadamente na Serra da Cabreira e no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
“Esta é uma das raças mais antigas da Península Ibérica e quiçá da Europa que até há bem pouco tempo estava em risco de desaparecer, mas que graças a apoios comunitários foi possível preservar e neste momento é uma raça com futuro garantido em Portugal, onde existem cerca de dois mil exemplares”, indicou José Leite, secretário técnico daquela associação, fundada em 1993 precisamente com o objectivo de impedir a extinção do animal - que também existe na vizinha Espanha, sobretudo, na Galiza.
“Ainda há pouco mais de 20 anos, não havia casa minhota que não tivesse exemplares destes animais - pois são de menor porte que os cavalos e eram muito utilizados na atrelagem para actividades agrícolas”, indicou o responsável, salientando que actualmente são muito usados para a iniciação à equitação e na atrelagem em derby’s, em demonstrações e até como elemento de atracção em casas de turismo rural.
Feira Medieval e muita animação
A vila de Vieira do Minho estava, ontem, a ‘abarrotar’ de gente, que aproveitou para visitar a I Feira Medieval e a própria Feira da Ladra, montadas em pleno centro histórico.
Queijos da serra, enchidos de Mirandela, ginja de Óbidos, artigos em filigrana, peles, produtos em madeira, como brinquedos , almofarizes e colheres de pau e algumas barraquinhas de ‘comes e bebes’ com ementas que apetecem a quem passa como ‘porco no espeto’ pautam a feira.
Hoje, o destaque vai para a Feira do Cavalo (no parque Florestal) - a partir das 10 horas, um concerto de bandas e durante toda a tarde a transmissão do programa televisivo ‘Somos Portugal’, que passa na TVI.
Fonte: Correio do Minho, em 7-10-2012

Sem comentários: