sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Feira de S. Martinho nas terras do Gerês

S. Martinho é celebrado com castanhas e vinho numa feira típica e recheada de tradições que vai ter lugar no Gerês, em Terras de Bouro. O objectivo é só um: “divulgar e valorizar as potencialidades económicas, turísticas e culturais de Terras de Bouro e do Gerês”, indica a autarquia terrabourense que promove a Feira de S. Martinho este fim-de-semana.
Folclore, rusgas típicas, degustação de produtos locais, actividades desportivas, corridas de cavalos e uma mega magusto e desfolhada tradicional compõem o ‘cardápio’ da Feira de S. Martinho nas Terras do Gerês 2012’ - que promete atrair milhares de turistas e visitantes a uma das sete maravilhas a nível paisagístico do país.
A tradição manda que no São Martinho se deve cumprir a tradição de comer a castanha assada, que deve ser acompanhada com o vinho que nesta altura, já depois de terminadas as vindimas e de o vinho ter repousado algum tempo, poderá estar pronto para ser dado a provar.
“No S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho e põe-te a mal com o vizinho”, assim reza o adágio popular ancestral, que hoje em dia, não significa mais do que um dos momentos mais típicos para amigos e familiares se juntarem e confraternizarem durante largas horas.
Em Terras de Bouro, mais propriamente na vila terrabourense, a tradição perdura desde tempos longínquos e os populares fazem questão de lhe dar cumprimento, agora sob um ambiente mais festivo e animado com a feira promovida pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, que pretende assumir-se como mais um cartaz atractivo para uma visita às verdejantes e imaculadas paisagens do Gerês.
A Feira de S. Martinho nas Terras do Gerês 2012 é inaugurada, oficialmente, amanhã ao início da tarde, com pompa e circunstância em plena Praça do Município - o espaço mais central da vila terrabourense.
Cerca de uma hora depois, às 15 horas, inicia a Prova de Todo-o-Terreno - uma actividade que conta com o apoio do Terras TT Bouro e que promete introduzir o ‘espírito de aventura’ à festa, onde os aficionados locais exibem a sua destreza ao volante.
Um dos momentos mais esperados amanhã é a Degustação e Prova de Produtos Locais, a realizar a partir das 18 horas, na Praça do Município.
I Encontro de Rusgas na Praça do Município
A primeira grande noite de festa termina em grande animação e divertimento com os sons mais tradicionais no I Encontro de Rusgas, a partir das 21 horas, também Praça do Município - um evento que vai contar com a participação do Rancho Folclórico de Carvalheira e de Para- dela.
O segundo dia da feira de S. Martinho nas Terras do Gerês arranca logo pela manhã, às 10 horas, com uma grande manhã desportiva, dinamizada pela Associação Desportiva de Terras de Bouro no Campo de Futebol Municipal.
A feira propriamente dita ‘abre portas’ a partir das 11 horas para receber os turistas e visitantes e ‘dar a provar’ o que de melhor existe no Gerês.
Em Terras de Bouro não há festa sem cavalos - já que, por exemplo, os garranos são uma das espécies mais importantes no concelho - onde existe um dos núcleos mais fortes de criação e promoção da raça do país. A corrida de cavalos é já uma ‘tradição’ em qualquer festa, e este domingo vai ter lugar às 15 horas, na Av. Dr. Paulo Marcelino, em Terras de Bouro.
A partir das 17.30 horas, é tempo de todos se juntarem de novo na Praça do Município, para mais um magusto, onde não faltará animação entre convivas, as castanhas assadas e quentinhas, acompanhadas de outros sabores locais. Simultaneamente vai ser recriada uma desfolhada tradicional pelo Rancho Folclórico da Balança.
Fonte: Correio do Minho, em 9-11-2012

Sem comentários: