quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Juvenis sem policiamento

A Associação de Futebol de Braga volta hoje a reunir, para abordar o decreto-lei nº 216/2012 do Ministério da Administração, que determina o fim do policiamento nos jogos em escalões etários abaixo dos juvenis, cuja implementação está prevista a partir de amanhã.
De acordo com o artigo 3.º daquele diploma, nos espectáculos referentes a competições de escalões juvenis e inferiores, “quando realizados em recinto, em regra, não deve ter lugar o policiamento”.
Acções de formação em agenda
Na reunião de hoje, vai estar em análise a definição de uma agenda de acções de formação para dirigentes dos clubes, segundo revelou ontem o presidente da AF Braga, Manuel Machado.
Aquele dirigente associativo, que prestava declarações ao CM após ter recebido de manhã, na sede da AF Braga, as congéneres de Viana do Castelo, Aveiro, Porto, Viseu e Bragança, lembrou que na área do distrito de Braga já desde 2001 que os jogos de benjamis a iniciados têm decorrido sem presença das forças de segurança.
“Nestes onze anos, não tivemos problemas de maior”, assegura o presidente da AF Braga, reconhecendo, no entanto, a necessidade de alargar agora a mesma situação também aos juvenis, ser necessário fazer formação de dirigentes dos clubes, uma vez que na ausência das forças policiais será responsabilizado pela segurança um elemento do clube organizador. Só em caso de o clube ter antecipadamente uma percepção de que o jogo pode envolver algum risco deve comunicar previamente essa informação às forças policiais.
À tarde, decorreu outra reunião com responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, tendo a entidade federativa colocado à disposição das associações os seus recursos para formar os dirigentes.
Fonte: Correio do Minho, em 8-11-2012

Sem comentários: