quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pastel Cais Novo quer ser ícone de Terras de Bouro

A iniciativa ‘Tardes Gulosas’, promovida pela Associação Comercial de Braga, realizou-se, ontem, na Pastelaria Cais Novo, em Terras de Bouro. Proprietário quer que Pastel Cais Novo seja imagem de marca e referência do concelho.
Fruto da sabedoria da doçaria tradicional e conventual, o Pastel Cais Novo já seduziu todos aqueles que passam por Terras de Bouro. Mas o proprietário da Pastelaria Cais Novo quer mais: “vamos certificar o pastel de feijão para ser a imagem de marca e referência do concelho”. Manuel João Tibo, que fez questão de participar em mais uma edição da iniciativa ‘Tardes Gulosas’, promovida pela Associação Comercial de Braga (ACB), proporciona a quem experimenta o pastel de feijão “uma verdadeira viagem ao paladar da antiga doçaria portuguesa”.
Esta antiga receita, em tempos um segredo bem guardado nas mãos dos abades Bernardos, foi recuperada e hoje este doce, “produzido através de uma criteriosa selecção de ingredientes”, conquista quem o prova. E nada melhor que aproveitar, nas quartas-feiras à tarde (dias 14, 21 e 28), deste mês, a oferta de um pastel de feijão na compra de outro.
A pastelaria, que abriu portas há quase dois anos, é já uma referência no concelho. “O nosso propósito vai para além da certificação. Pretendemos que o Pastel Cais Novo seja uma referência de Terras de Bouro para quem nos visita e passa por cá, mas também para quem cá reside que precisa de um pouco de doçura para as suas vidas nestes maus momentos”, referiu, ontem em directo para a rádio ‘Antena Minho’ (106FM), o proprietário da Pastelaria Cais Novo.
Para acompanhar o cozido à Terras de Bouro que dá vida à iniciativa ‘Domingos Gastronómicos’ nada melhor que um pastel de feijão. “Nesta iniciativa havia uma lacuna na parte da sobremesa, faltava um bolo ou um simples pastel, por isso, a nossa ideia é fomentar este pastel de feijão como imagem de marca da nossa casa e no concelho”, evidenciou Manuel João Tibo.
Com o formato de barca, associando-se ao nome da casa, o pastel “tem um recheio irresistível e acaba por ir sempre bem com um café ou um chá ou mesmo ao final da refeição”, assegurou.
Já a pensar no futuro, nos últimos quinze dias, Manuel João Tibo visitou dois festivais gastronómicos “para ver como funcionam e perceber o que é necessário para levar o pastel de feijão além portas”, até porque, para o empresário, “o nome de Terras de Bouro precisa ir mais além”.
Com o aproximar da época natalícia, o proprietário da Cais Novo aproveitou para lembrar que ali os clientes encontram muitos mais doces para além do pastel de feijão. “Bolo-rei, miniaturas e tudo que seja doçaria associada ao Natal pode encontrar na nossa pastelaria”, garantiu o empresário, agradecendo a preferência a todos os cliente, com especial destaque para os muitos emigrantes que visitam o concelho nesta altura do ano.
Iniciativa “fundamental”
Manuel João Tibo aproveitou ainda para deixar um convite: “visitem a feira de S. Martinho, que a Câmara Municipal de Terras de Bouro vai promover este fim-de-semana, onde o pastel Cais Novo vai estar em fabrico e exposição”.
Sobre a participação nesta iniciativa da ACB, o proprietário, que também já marcou presença nas ‘Tardes Gulosas’ o ano passado, considera “fundamental” para promover “o que de melhor se faz”. Por isso, foi “com muito orgulho”, que a Pastelaria Cais Novo se associou, mais uma vez, à ACB. “Ficámos muitos orgulhosos com o contacto da ACB para aderir a mais uma iniciativa e é com todo o gosto que o fazemos”, admitiu ainda em directo para a rádio.
Fonte: Correio do Minho, em 8-11-2012

Sem comentários: