terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vespa asiática pode ter chegado a Amares

A presença de uma espécie de vespa asiática (também conhecida por vespa mandarina) que ameaça a produção de mel foi confirmada em nove locais de Viana do Castelo mas a realidade poderá ser mais grave, admitiu a associação do sector.
"Temos nove casos confirmados e mais três situações potenciais, em Ponte de Lima, Barcelos e Amares. É um caso preocupante dada a agressividade desta espécie, que é predadora", explicou hoje à agência Lusa Miguel Maia.
Segundo este técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), a vespa velutina, de origem asiática, é considerada uma predadora "mais perigosa" do que a espécie autóctone nacional, sendo conhecida por atacar as colmeias.
"Além do problema da biodiversidade, ao prejudicar a alimentação de outras espécies, é uma vespa mais agressiva e faz com que as abelhas não saíam para procurar alimento, porque estão a ser atacadas, enfraquecendo assim as colmeias, que acabam por morrer", explicou ainda.
Aquela que é a maior vespa do mundo é uma caçadora implacável, alimentando-se de outros insetos, como abelhas, outras vespas e louva-a-deus.
Fonte: Amarense, em 6-11-2012

Sem comentários: