domingo, 6 de janeiro de 2013

Concelho de Terras de Bouro é o que mais envelhece no distrito de Braga

De acordo com a edição do dia de hoje do Jornal «Diário do Minho», verificamos que Braga é o concelho que mais ajudou ao aumento da população no distrito e Terras de Bouro é, infelizmente, o que mais perde.
No distrito de Braga a maior diferença com predomínio dos óbitos ocorreu em Terras de Bouro, que foi o concelho afetado. No nosso concelho o número de falecimentos foi de 115, num ano em que os nascimentos totais ficaram nas 39 unidades, valores que expressam uma relação de 2,94 mortes por cada nascimento.
Se dividirmos o número de crianças pelo número de freguesias do concelho, verificamos que nos dá uma média de pouco mais de duas crianças por cada freguesia, o que é muito pouco e preocupante. O nosso concelho está a envelhecer e a desertificar-se...
Além de Braga, também os concelhos de Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela contabilizaram mais nascimentos do que o número de óbitos confirmados para 2011.
O saldo final dos seis concelhos que ganharam população foi de 1.728 pessoas, por conta dos 6.049 nascimentos ocorridos num ano que ficou marcado por 4.321 falecimentos.

Sem comentários: