sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O (en)canto dos reis na Igreja de Moimenta

O município de Terras de Bouro reúne-se para mais uma edição do Encontro de Cantares de Natal e de Reis. A partir das 14.30 horas de domingo, a Igreja Paroquial de Moimenta, situada na sede do concelho, abre as portas a treze grupos que vão apresentar um pedaço da história do concelho. São várias associações e grupos corais que vão dar a sua voz, com imenso entusiasmo, oferecendo aos presenças uma tarde de alegria e convívio, perpetuando ainda as tradições das Janeiras no concelho de Terras de Bouro.
As canções que vão figurar no evento estão inseridas no evento desta quadra, contudo também representam as tradições e a história do concelho, das suas gentes, da sua música e da sua cultura.
Joaquim Cracel Viana, figura máxima da edilidade, é presença obrigatória neste Encontro, onde o passado se cruza com o presente, onde os mais novos absorvem as tradições do passado e tornam-se parte delas. Aliás, esse é mesmo um dos grandes objectivos deste certame, com a passagem de testemunho entre as diversas gerações, essa passagem de conhecimentos e vivências que faz a linha de um povo.
Em ação vão estar Grupo Coral de Carvalheira, Grupo Coral de Moimenta, Grupo Coral de Souto, Grupo Coral de Chorense, Grupo de Música Popular ‘Trevo Alegre’, Orfeão de Terras de Bouro, Coro Infantil de Chorense, Pequenos cantores de Moimenta, Grupo de Cavaquinhos e Violas da Associação Desportiva de Carvalheira, Grupo Coral de Gondoriz, Grupo Coral de Cibões e Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosende (Paradela), treze grupos que representam partes distintas do concelho, mas que neste dia o unem através da música, através da quadra.
Fonte: Correio do Minho, em 11-01-2013

Sem comentários: