domingo, 3 de fevereiro de 2013

Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro recebem posto de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM com postos em todo o distrito
Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB) foram a última corporação de bombeiros do distrito de Braga a receber um posto de emergência do Instituto Nacional de Emergência (INEM), referiu o Ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo, durante uma visita ao quartel efectuada ontem.
“Braga é o primeiro distrito do país a ter postos de emergência médica em todos os concelhos”, afirmou Miguel Macedo, que justificou a necessidade de ser colocado um posto do INEM em Terras de Bouro.
“A corporação de Terras de Bouro, como todas as do Parque Nacional da Peneda-Gerês, deve ser alvo de uma atenção especial, devido à complexidade do próprio parque, onde existe um património natural que devemos preservar.”
Para o vice-presidente da Associação Humanitária dos BVTB, Manuel Tibo, a implantação do posto do INEM “é uma luta de vários anos”.
Posição idêntica tem o comandante da corporação, José Dias, para quem a nova valência permite “ajudar melhor a população de Terras de Bouro”.
O posto do INEM dos BVTB vai estar em funcionamento permanente durante 24 horas.
Obras prontas até Dezembro
A visita de Miguel Macedo serviu, também, para o governante ficar a conhecer as obras de ampliação do quartel dos bombeiros terrabourenses.
Os novos espaços, situados principalmente ao nível do segundo andar, vão permitir dar melhores condições ao corpo activo, nomeadamente ao nível das camaratas femininas e masculinas, da sala de comando, sala de formação e da central de comunicações.
Os trabalhos já estão a decorrer, havendo apenas um contratempo. “As obras estão atrasadas porque o Centro de Saúde de Terras de Bouro (cujo edifício-sede se encontra em obras) ocupa o terceiro piso deste quartel e isso causa transtornos. Garantimos, contudo, que estarão prontas até ao final do ano. Não é por falta de dinheiro”, revelou o vice-presidente da Associação Humanitária dos BVTB.
O MAI prometeu interceder junto do Ministro da Saúde para solucionar o problema o mais rapidamente possível.
As obras estão avaliadas em cerca de 343 mil euros, sendo que 85 por cento das verbas são atribuídas pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional.
Os restantes 15 por cento cabem à câmara municipal e à corporação.
Governo prometeu ajudar bombeiros portugueses
O Ministro da Administração Interna prometeu ontem, em Terras de Bouro, que o Governo vai apoiar os bombeiros portugueses, através
do reforço de verbas do Fundo Social dos Bombeiros. Reforço esse que, diz Miguel Macedo, vai ajudar os ‘Soldados da Paz’ nas vertentes da assistência médica e da formação superior.
“A vigilância médica dos bombeiros já existia mas não estava a ser feita. Temos cerca de seis mil bombeiros que vão fazer vigilância médica. Isso é um reconhecimento do papel dos bombeiros”, disse Miguel Macedo, que acrescentou: “vai haver, também, a possibilidade de comparticipação no pagamento de propinas para bombeiros ou descendentes que frequentem o ensino superior”. No caso dos bombeiros, a ajuda pode chegar ao valor actual do salário mínimo nacional, enquanto que os descendentes receberão metade desse valor.
O Ministro da Administração Interna referiu, ainda, que vão ser abertas novas candidaturas para a aquisição de viaturas e material para os corpos de bombeiros.
Fonte: Correio do Minho, em 3-02-2013

Sem comentários: