terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Município de Terras de Bouro

Informação sobre abertura de candidaturas pelo Programa Valorizar ao SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas
O Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Município de Terras de Bouro informa todos os interessados que a partir do dia 18 de fevereiro de 2013 as microempresas situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade (como é no caso das microempresas situadas no concelho de Terras de Bouro), têm uma nova oportunidade de apoio a fundo perdido para a realização dos seus projetos de investimento e para a criação líquida de postos de trabalho nesses territórios através do SIALM.
O SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, com uma dotação de 25 milhões de euros de FEDER dos programas Operacionais do QREN, foi criado pela Portaria n.º 68/2013, de 15 de fevereiro, e enquadra-se no Programa Valorizar, estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 7/2013, de 6 de dezembro de 2012, um programa de políticas públicas integradas de estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local para promover um desenvolvimento regional que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial numa lógica de coesão territorial.
Como se trata de um sistema de incentivos de base local, dirigido a territórios específicos, a Comunidade Intermunicipal do Cávado prestará apoio às microempresas destes territórios e que estejam interessadas em beneficiar deste apoio para:
• Informar sobre o programa e suas potencialidades;
• Divulgar oportunidades de mercado e negócios adequados à dimensão das empresas;
• Prestar atendimento personalizado aos promotores, na apresentação dos processos de candidatura;
• Apoiar a organização do processo de candidatura;
• Aconselhar quanto à conceção das iniciativas de investimento no âmbito técnico, económico e financeiro;
• Apoiar a elaboração do projeto de investimento e a organização do processo de candidatura;
• Apoiar a constituição e legalização das empresas e o licenciamento das suas atividades;
• Acompanhar e dar assistência à gestão dos projetos de investimento apoiados durante a sua implementação, arranque e consolidação.

A apresentação de candidaturas iniciou-se no dia 18 de fevereiro, e processa-se em contínuo até 9 de dezembro de 2013, através de formulário eletrónico (formulário de candidatura e documentos considerados necessários) disponível na página Internet dos incentivos QREN:


As empresas que tenham projetos aprovados no âmbito do SIALM podem ainda aceder a uma linha de crédito INVESTE QREN, junto dos bancos aderentes para financiar a parte do seu investimento não comparticipada pelo SIALM.
Para mais informações consulte os links que lhe disponibilizamos abaixo:
Fonte: Município, em 26-02-2013

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