sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Manuel João Dias fecha o seu ciclo de presidente em outubro: construção da nova sede será a despedida perfeita

Moimenta, em plena sede do concelho de Terras de Bouro. Doze anos depois, Manuel João Dias vai deixar a liderança da Junta de Freguesia, dada a imposição de cumprir um quarto mandato como presidente. São doze anos intensos, recheados de emoções, de momentos de conquista de quem já viu passar pela cadeira principal mais do que um presidente de autarquia, mas que se manteve no seu posto, com estratégias definidas, à procura de dotar a freguesia de infra-estruturas capazes e atractivas.
Manuel João Dias confessa que só se sentirá bem consigo próprio quando avançarem as obras da nova sede da Junta, aquele que é “o desejo prioritário deste executivo”. “Só assim é que posso considerar que este último mandato tem um forte impacto”, defende ainda, antecipando o balanço.
“A nossa meta era terminar este projecto antes do final do mandato, contudo neste momento já não creio que isso vai ser uma realidade. Espero que as obras comecem num prazo muito curto”, constata. Para além disso, a Junta anseia “a construção do parque da vila, junto ao campo de futebol, com a implantação de um parque de lazer e polidesportivo para a realização
e prática de diversas modalidades, por todos os habitantes da freguesia, bem como a colocação de um circuito de manutenção”, solicitações estas que já foram expressas à autarquia por parte do executivo da Junta.
Diga-se que a nova sede da Junta de Freguesia de Moimenta vai nascer num terreno perto da Igreja Matriz, permitindo ampliar o leque de valências e ser serviços que o executivo disponibiliza à comunidade. “No actual edifício da junta de freguesia, uma das salas é, por exemplo, ocupada para dar aulas e explicações de inglês”, destaca o autarca.
Numa análise a estes doze anos, defende que “existem sempre muitos projectos, mas nem todos são possíveis de concretizar. Nos locais onde havia mais necessidade foi possível ampliar a qualidade de vida e o bem-estar da população e isso é motivo de satisfação”.
O transporte de crianças
Outro dos motivos de orgulho de Manuel João Dias prende-se com a segurança das crianças em idade escolar, o que levou a Junta de Freguesia a adquirir uma carrinha de nove lugares, com um custo na ordem dos 33,5 mil euros, realizando várias viagens ao longo do dia, para transportar
cerca de meia centena de crianças. “Foi uma mais-valia, já que transportamos as crianças de manhã, na hora do almoço e também no final das aulas. Esta situação transmite segurança aos pais, porque sabem que as suas crianças vão ser entregues em casa sãs e salvas, para além do facto de não terem necessidade de andarem a correr para irem buscar os filhos à escola”, destaca o autarca. “Neste aspecto temos que mostrar a nossa satisfação e agradecimento à Câmara Municipal de Terras de Bouro, uma vez que, dada a proximidade, o serviço público não era obrigado a assumir estes transportes, contudo a autarquia e a Junta de Freguesia assinaram um protocolo para concretizar esse nosso desejo”, acrescentou ainda o presidente da Junta de Freguesia de Moimenta.
Fonte: Correio do Minho, em 8-02-2013

Sem comentários: