sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Uma viagem pelos lugares da freguesia, por tudo o que foi pensado e criado, sem esquecer os projectos em curso: “Da calçada portuguesa à via do futuro de Moimenta”

Manuel João Dias, presidente, Alberto Cerqueira, tesoureiro, e Manuel Tibo, secretário, criaram um roteiro entre o passado e o presente. Aquilo que foi feito e aquilo que está em curso na freguesia. O executivo pensa e trabalha em sintonia, projectando já o futuro de Moimenta.
Andrias, Barreiro, Cavacadouro, Corredoura, Costa, Covas, Moimenta-a-Nova, Moimenta-a-Velha, Monte, Paço, Pesqueiras, Ponte, Portela, Reigadas, Rega e Velale. Estes são os principais pólos de Moimenta, os lugares que compõem esta freguesia sede do concelho de Terras de Bouro.
Manuel João Dias, presidente, Alberto Cerqueira, tesoureiro, e Manuel Tibo, secretário, criaram um roteiro, uma viagem entre o passado e presente, lançando também o futuro da própria freguesia. Uma equipa de trabalho coesa, com um sentimento único e uma linha condutora bem definida. São homens humildes, de trabalho, que tratam as gentes da freguesia como família.
Pelas suas mãos assistiu-se à implantação da toponímia, à criação de um parque infantil instalado na praça de espectáculos, à oferta à comunidade da Capela da Nossa Senhora da Viagem. “Todos os outros lugares tinham o seu local de culto, contudo esta zona da freguesia não tinha e, dentro das nossas possibilidades, quisemos que o Cavacadouro tivesse igualmente um espaço de culto. Ao lado, a própria comunidade decidiu construir um monumento de homenagem aos falecidos e também a um habitante da freguesia que foi combatente na guerra do Ultramar”, sustentou.
“Ao nível de estruturas religiosas”, recorda o presidente, “a capela mortuária vai passar a estar na Capela S. Brás”. “Estava na Igreja Matriz, mas desde a existência de associações na Matriz, que optou-se por alterar a capela mortuária. Esperamos que até Dezembro essa obra esteja concluída”, assumiu ainda.
Foi ainda pelas mãos deste executivo que se assistiu à requalificação de inúmeros caminhos e vias de acesso, à imagem daquele que está em curso no lugar da Ponte, que vai exibir as tradições da calçada portuguesa, pelas mãos de um artista, que, de cinzel na mão, vai trabalhando a pedra com paixão, a mesma que o executivo da Junta observa a obra. Sorriem à medida que vêm os resultados a avançar, com a população em mente, lembrando o contributo que vai permitir para as viaturas de socorro, pensando nos bombeiros, INEM e até Cruz Vermelha. Nesse nível, Moimenta possui uma mais-valia ímpar, uma vez que é sede do concelho e possui uma panóplia de equipamentos e serviços de grande nível.
Outro dos projectos em mente passa pela requalificação do lugar das Pesqueiras. O executivo pretende realizar “um arranjo urbanístico”, de modo a melhorar as condições do largo. Do lugar à famosa Ponte das Pesqueiras são apenas escassos segundos. “Foi uma grande conquista da autarquia”, destaca o presidente, recordando que é a ponte que faz fronteira a Vila Verde.
Instituições e colectividades
Sob o ponto de vista social e educativo, Escola EB 2,3/S P. Martins Capela, Escola do 1.º Ciclo, Infantário, ATL, Centro Social, Lar da Terceira Idade, Centro Cultural, que está por recuperar, e a própria junta de freguesia são pontos em destaque.
Já ao nível económico as actividades são diversas: Construção civil, comércio geral, artesanato, restaurantes, Centro de Saúde, Instituições Públicas, Quartel da GNR, CTT, Repartições Bancárias, Posto de Turismo, Julgado de Paz, Espaço Internet, Seguradoras,
entre outras.
Relativamente a colectividades são motivo de destaque a CALIDUM-Clube de Autores Minhoto/Galaicos, Clube de Arte e Recreio-Deburicis, Clube de Caça e Pesca, Associação Rio Homem, Associação dos Bombeiros, Cruz Vermelha, Grupo de Escuteiros, Associação Desportiva de Terras de Bouro.
Por último, ao nível religioso há alguns templos. A Igreja Matriz tem o orago de Santo André e é uma edificação bem recente, situada no lugar de Corredoura. Em complemento da igreja predomina uma capela devota a Santo André. No lugar de Pesqueiras situa-se a capela de S. Pedro e uma capela de propriedade privada na Quinta da Ponte, dedicada de São Francisco.
Perto do final da viagem, fala-se acerca do saneamento, uma questão premente neste universo minhoto. Manuel João Dias assume que “70 por cento da freguesia está equipada na plenitude, mas podemos melhorar esse
número. Aliás, há casos que são possíveis de solucionar rapidamente, mas para isso é imperioso a intervenção da Câmara Municipal de Terras de Bouro”. “Em Covas realizámos intervenções no pavimento, com a colocação de alcatrão, colocação de saneamento, bem como de água potável”, acrescentou ainda, com as Pontes de Covas como próximo ponto.
“Aqui a autarquia pretende construir uma represa de água para ajudar a combater os incêndios.
Será uma mais-valia para a freguesia e um forte apoio às equipas de socorro”, sustenta Manuel João Dias que, ao longo de doze anos, foi definindo a linha condutora da freguesia, apostando na qualidade de vida e a na melhoria de acessos. Há mais para fazer?
“Há e acredito que o próximo executivo vai dar continuidade”.
Fonte: Correio do Minho, em 8-02-2013

Sem comentários: