quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vale do Homem unido contra a exclusão social

Os concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde estão a desenvolver esforços conjuntos no sentido de garantir maior eficiência e capacidade de resposta às carências sociais da região. O município de Amares e o Conselho Local de Ação Social apresentaram, na passada terça-feira, a Carta Social concelhia, um documento que resulta de uma candidatura supraconcelhia que envolveu também os municípios de Terras de Bouro e Vila Verde. No caso terrabourense, a Carta Social será apresentada no dia 11 de março.
Nestes documentos são plasmadas as realidades de cada concelho, os números, as estatísticas, as valências ao dispor dos munícipes no que ao apoio social diz respeito. São ainda apontados e sugeridos caminhos a percorrer no futuro, tendo em conta as atuais transformações da sociedade. Duas áreas fundamentais captam a atenção dos autarcas da região: a terceira idade e apoio à pessoa portadora de deficiência.
São reconhecidas, por exemplo, as carências dos municípios do Vale do Homem no que ao apoio à pessoa com deficiência diz respeito. Apenas em Vila Verde existe um Centro de Atividades Ocupacionais, mas até mesmo esse encontra-se com a lotação limitada e já não recebe novas inscrições há cerca de três anos. Em breve, nascerá porém uma resposta semelhante em Amares, que deverá acolher também pessoas nas mesmas circunstâncias oriundas do concelho de Terras de Bouro.
A erradicação da pobreza e da exclusão e a promoção do desenvolvimento social constitui uma área de intervenção que foi alvo, na última década, de um forte impulso em matéria de política pública, com a afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, que expressam uma nova perceção de exclusão social em Portugal. Além disso, o envelhecimento populacional mantém alertas as forças vivas da região no que às respostas para a terceira idade diz respeito.
Foi neste quadro de “grande complexidade e exigência” que os municípios se comprometeram a dar mais um passo em frente em matéria de desenvolvimento social concelhio, dando resposta aos desafios enunciados e apoiando a população em situação de maior fragilidade socioeconómica.
Estas Cartas Sociais sistematizam, por um lado, a realidade atual de cada concelho, designadamente em matéria de respostas e projetos sociais e, por outro lado, permita olhar para o futuro com uma base de trabalho rigorosa e participada pelos atores locais.
Fonte: Terras do Homem, em 28-02-2013

Sem comentários: