sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vilar da Veiga: António Príncipe defende uma estratégia concelhia: “O turismo é o grande projecto”

A freguesia de Vilar da Veiga está pronta para qualquer desafio. Partindo da restauração e da hotelaria e passando por recursos ideais para o turismo e lazer, António Príncipe defende uma estratégia concelhia.
Questionar acerca do futuro de Vilar da Veiga, dos seus projectos e das suas estratégias, é centrar-se num aspecto vital: o turismo. Na óptica de António Príncipe esse tem que ser, de forma obrigatória, peça vital na planificação da freguesia, mas também igualmente da região e do concelho de Terras de Bouro.
 
“Penso que um projecto de dinamização de uma freguesia ou de uma região não pode ser de curto prazo. Por isso é que tomei a decisão de não avançar para uma recandidatura. Penso que quatro anos são pouco para lançar uma estratégia e, como não podia avançar para um projecto de oito anos, tomei essa decisão”, começou por referir António Príncipe.

A freguesia está pronta para este desafio. Em Vilar da Veiga há “restauração e hotelaria de excelência, capaz de responder às exigências de vários tipos de turistas”. “Existe um universo de empresas destinadas ao turismo, concretamente a desportos náuticos e de aventura, para além da freguesia possuir condições fantásticas para a prática de vários tipos de desportos”, defende ainda o presidente da Junta. 

Nesse prisma, “grande parte das bases estão criadas para possuir um nível de turismo elevado”, seja nos meses mais frios ou nos mais quentes, já que há “resposta para a sazonalidade”, salienta António Príncipe.

“Esta é uma região de excelência, com características únicas no continente europeu e capaz de ser o principal pólo de turismo na região do Minho”. Perante estas características o que falta?
 “Acima de tudo falta ampliar a divulgação e implementar uma dinâmica forte ao nível de eventos de média/alta importância”, considera António Príncipe, exemplificando com a recente apresentação da ‘Gerês Granfondo Cycling Road’, um dos maiores eventos de cicloturismo no país, que foi apresentado no Centro Hospitalar S. João, no Porto, e que vai para a estrada no próximo dia 16 de Junho e que tem chegada e partida no Gerês, com passagens pelos concelhos de Terras de Bouro, Amares, Vila Verde, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. São mais de mil participantes, numa prova que faz parte do calendário nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Naturalmente que são este tipo de eventos que podem ampliar o nome do Gerês e do concelho. São este tipo de apostas que permite potenciar a economia local e aumentar o desenvolvimento da região. Contudo estes grandes eventos não partem das Juntas de Freguesia, que não têm capacidade para projectar este tipo de desafios. Isto carece de uma estratégia concelhia a médio prazo ou até, como neste caso, de uma ligação a outros concelhos, já que o Gerês não é apenas o concelho de Terras de Bouro”. “Concretizar este tipo de projectos, trazendo pessoas de vários quadrantes nacionais e internacionais à região é uma das principais vias de projectar o turismo”, conclui António Príncipe.
Fonte: Correio do Minho, em 1-02-2013

Sem comentários: