quinta-feira, 28 de março de 2013

Manipulação on-line de fotos motivou "julgamento" em Terras de Bouro

A temática dos perigos associados à frequência de redes sociais por parte de jovens adolescentes serviu de base ao julgamento simulado, nas instalações do Julgado de Paz de Terras de Bouro, pelos alunos da turma A do 10º ano da Escola Básica e Secundária local, no âmbito da disciplina de Filosofia.
No Julgado de Paz, a juíza promoveu o acordo após ouvir os advogados dos demandantes e dos demandados. As versões eram apresentadas por David Mexilhão, acusado de manipular e colocar numa rede social da internet fotos de Inês, nua.
Porque se tratava de um simulacro e porque a instância em que se avaliava o processo assim o aconselhava, terminou com pedido de desculpas, aceite pela parte ofendida no caso.
O caso remontava a uma campanha em que a empresa de entretenimento 'Soundbyte' teria distríbuido entradas grátis para um concerto dos ‘Greeshoes’. Para concorrer, os jovens com idades entre os 14 e os 16 anos deveriam registar-se no site www.musicheroes.com, colocando diversos dados pessoais, entre os quais uma imagem de corpo inteiro, na praia.
A queixosa, Inês, de 16 anos, foi uma das selecionadas. Volvidos três dias, os pais dela viram na página do facebook dos ‘Greenshoes’, a filha, em biquíni, numa foto seguida de comentários que “iam dos mais simpáticos ao mais ofensivo”.
Um dos 'amigos' virtuais de Inês terá, depois, convidado a jovem para uma sessão de cinema e, após ter levado uma 'nega' a um beijo, resolveu manipular a imagem em biquíni que Inês tinha fornecido à página oficial dos ‘Greenshoes’, colocando-a nua. O resto já se sabe, a história terminou, então com um pedido de desculpas.
A iniciativa contou com apoio da juíza titular de Terras de Bouro, Perpétua Pereira e demais funcionários do Julgado de Paz de Terras de Bouro.
Fonte: Terras do Homem, em 28-03-2013

Sem comentários: