sexta-feira, 3 de maio de 2013

Autarquia promoveu intercâmbio social e cultural com Saint Arnault en Yvelines

Entre os dias 26 e 28 de abril uma delegação de Saint Aranult en Yvelins esteve em Terras de Bouro, uma visita que decorreu no âmbito de mais uma iniciativa que se enquadra no processo de geminação que os dois municípios estabeleceram e que se vem fortalecendo através de vários intercâmbios.
Desta vez, coube ao Município de Terras de Bouro ser o anfitrião de um reencontro que se iniciou logo na manhã do dia 26 de abril, com uma breve passagem pela cidade do Porto e com a receção, à tarde, nos Paços do Concelho aos autarcas franceses, nomeadamente, ao presidente da autarquia francesa, Jean-Claude Husson e à Presidente da Comissão de Geminação Francesa, Collette Bumillier, sendo que, logo após, decorreu a instalação dos convidados nas famílias de acolhimento.
O programa prosseguiu durante o fim de semana com passagens por Ponte de Lima e Viana do Castelo e ainda uma interessante visita ao complexo hidroeléctrico da EDP, no Alto Lindoso. O périplo realizado contou com a presença dos dirigentes responsáveis e ainda alguns elementos aderentes à geminação.
A cultura e o conhecimento foram, também, algumas das áreas que saíram reforçadas deste encontro anual, já que ficou demonstrada a vontade dos dois municípios no estabelecimento de novas parcerias, nomeadamente, ao nível de cooperação entre a Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês, instalada no Museu de Vilarinho da Furna e a Porta des Yvelines, situada no município francês e que passou a ser a referência de entrada no Parque Regional des Yvelines. De igual teor e face à classificação de Saint Arnault en Yvelines como sendo uma das vinte e duas “Cidades Poeta” de França, foi manifestada a intenção de trocar experiências e desenvolver projectos comuns nesta área, até pela experiência bem sucedida que Terras de Bouro tem com o Encontro Nacional de Poetas que se realiza há já alguns anos na vila do Gerês.
Fonte: Município, em 3-05-2013

Sem comentários: