terça-feira, 7 de maio de 2013

CIED procura “antenas” para informação europeia

O Centro de Informação Europe Direct (CIED), que ontem abriu portas em Barcelos, procura na região ‘antenas’ para fazer a mediação, ao nível local, dos serviços que presta no IPCA — Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Para esse efeito, segundo Alzira Costa, docente do IPCA responsável pela coordenação do CIED, estão em fase evoluída parcerias com instituições como a ACICE — Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, o Kerigma — Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social, que funciona em Barcelos e, em Vila Verde, a Escola Profissional Amar Terra Verde.
O CIED propõe-se, a partir do IPCA, divulgar informação e promover a cidadania participativa a nível local e regional. < br /> Nesse âmbito, disponibiliza respostas a questões sobre legislação, instituições, programas e financiamentos. Além disso, permite ainda ao cidadão o envio de reacções às instituições da União Europeia através de perguntas, opiniões e sugestões.
Aquela estrutura, que é a segunda da região minhota — um CIED já funciona em Ponte de Lima — vai servir populações dos concelhos do Vale do Cávado, de Esposende a Terras de Bouro, passando por Barcelos, Vila Verde, Braga e Amares, e do Vale do Ave, da Trofa a Vieira do Minho, passando por Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vizela, Póvoa de Lanhoso e Fafe.
Em funcionamento na União Europeia há cerca de quinhentos CIED’s, dos quais dezanove em Portugal.
Fonte: Correio do Minho, em 7-05-2013

Sem comentários: