terça-feira, 28 de maio de 2013

Coligação 'Juntos por Terras de Bouro' preocupada com futuro das IPSS's do concelho

A coligação «Juntos por Terras de Bouro» iniciou, no sábado passado, o seu ciclo de debates durante os quais pretende ouvir especialistas em vários temas e auscultar as preocupações dos terrabourenses sobre as matérias em discussão. Conscientes da "importância que o empreendedorismo social representa para a nossa sociedade e do papel relevante que as instituições sociais desempenham na melhoria da qualidade de vida da população", os responsáveis da coligação começaram por abordar a realidade das Instituições de Solidariedade Social (IPSS's) do concelho, procurando "antecipar as preocupações com que estas estruturas se debatem de modo a encontrar respostas que evitem o seu colapso".
 Numa sessão que contou com a presença de várias dezenas de pessoas, Eva Sousa fez o ponto da situação sobre as instituições e respostas sociais existentes no concelho. Por seu turno, Fernando Antunes apresentou "uma experiência de sucesso", o Centro de Solidariedade Social de Valdosende. Em nome da igreja, o padre Fernando Bento, do arciprestado de Terras de Bouro, falou do trabalho e da responsabilidade da Igreja Católica nesta área, como entidade responsável pelos Centros Sociais e Paroquiais que é. Mota Alves, presidente da ATAHCA, abordou, por sua vez, a questão da sustentabilidade futura em termos financeiros das IPSS’s, apontando o caminho a seguir de modo a evitar que algumas possam vir a encerrar". Quem também marcou presença foi Rui Barreira, diretor do Centro Distrital de Segurança Social, subscrevendo as medidas preconizadas pelo orador que o antecedeu e perspetivando o futuro, em termos sociais, de um concelho rural como Terras de Bouro onde "a pirâmide etária continua invertida e não se perspetiva, a curto prazo, um aumento da população jovem".
Antes de terminar a sua intervenção, Rui Barreira tranquilizou os presentes garantindo que, ao contrário daquilo que chegou a circular entre a população, o Serviço Local da Segurança Social, a funcionar na vila de Terras de Bouro, não será encerrado nem nenhuma das suas valências.
O debate foi moderado pelo candidato da Coligação à presidência da Câmara Municipal, António Afonso.
Os próximos temas em debate são 'Oportunidades para a Juventude', dia 8 de junho, e 'O Turismo como motor de Desenvolvimento', dia 24 de junho.
Fonte: Terras do Homem, em 28-05-2013

Sem comentários: