sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eurodeputado José Manuel Fernandes em Barcelos e Terras de Bouro

O eurodeputado José Manuel Fernandes deixou ontem um desafio à comunidade escolar no sentido de procurar dirigir os seus recursos e competências para a procura de soluções que permitam a Portugal e até à Europa vencerem os grandes desafios que enfrentam no contexto atual.
Numa jornada em que teve a oportunidade de conviver com alunos das escolas secundárias de Barcelos e de Terras de Bouro, José Manuel Fernandes vincou a ideia de que a União Europeia é um espaço de grandes desafios, num contexto global cada vez mais exigente e preocupante, mas também de oportunidades para as quais as novas gerações estão melhor capacitadas.
Intervindo na jornada dedicada ao emprego e empregabilidade organizada pela Escola Secundária de Barcelos, José Manuel Fernandes sublinhou a importância das qualificações dos jovens no mercado global cada vez mais exigente, mas também o potencial impacto que a falada «geração melhor preparada de sempre» pode e deve ter no crescimento e desenvolvimento do país.
«Os jovens e as escolas têm um papel fundamental para ajudar a vencer, não só a crise, mas sobretudo os grandes desafios que se colocam a Portugal e à Europa no contexto de um planeta cada vez mais global, com escassez de recursos e maiores necessidades de produção face ao crescimento demográfico e às alterações climáticas», defendeu o eurodeputado.
Para responder a esses desafios, «a União Europeia tem uma estratégia clara, que assenta na preocupação de assegurar um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo até 2020». É nesse sentido que Portugal tem de orientar também um plano de desenvolvimento capaz de mobilizar a comunidade escolar.
Na sessão “Rumo ao Futuro – e depois... que saídas”, José Manuel Fernandes explicou que, apesar das perspetivas negativas face aos números negros do desemprego, com maior incidência sobre os jovens, a aquisição de competências e qualificações é uma mais valia cada vez mais determinante na economia e no mercado de trabalho.
Uma posição corroborada pelo painel de intervenientes na sessão, presidida pelo diretor da Escola Secundária de Barcelos, Jorge Saleiro, e que contou ainda com as participações da vereadora da educação, Armandina Saleiro, o diretor do Centro de Emprego, Armando Santos, e o presidente dos pais e encarregados de educação dos alunos da escola, José Manuel Silva.
José Manuel Fernandes esteve também na Escola Secundária Padre Martins Capela, em Moimenta, Terras de Bouro, onde foi recebido pela comunidade escolar e pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Cracel. Na receção, os alunos interpretaram o Hino da Europa e evidenciaram algumas das aptidões, que o eurodeputado elogiou e reconheceu como manifestações das grandes potencialidades dos jovens alunos.
José Manuel Fernandes sublinhou que são demonstrações de como os jovens têm «uma missão importante no contributo para Portugal e a Europa superarem as dificuldades que têm pela frente».
Fonte: Diário do Minho, em 3-05-2013

Sem comentários: