sábado, 4 de maio de 2013

Gerês recebe IX edição da Subida da Vezeira

De 6 a 12 de Maio, a tradição da Vezeira de Vilar da Veiga e de Rio Caldo repete-se uma vez mais na Vila do Gerês com a IX edição. A organização espera que centenas de pessoas visitem a iniciativa que assinala o início de um longo costume.
As actividades desta nona edição começam no dia 6 de Maio com uma caminhada com passagem nos currais e onde serão exibidas imagens desta tradição que data do ano de 1802.
O Auditório do Centro de Animação Termal recebe durante a edição a Exposição sobre a Vezeira de Vilar da Veiga das 09h00 às 19h00.
Dia 11 de Maio, no mesmo auditório, realiza-se às 15h00 passagem de slides fotográficos sobre a Vezeira que retractam a vida dos pastores no Gerês. De seguida dá-se início a um percurso pedestre com saída da Vila do Gerês que contará com a visita a alguns currais da Vezeira de Vilar da Veiga. Para terminar o dia em beleza, a organização promove uma animação de concertinas e música ao vivo em frente à buvete das termas, pelas 22h00.
Dia 12 de Maio o dia começa cedo com a passagem do gado no centro da Vila do Gerês, pelas 09h30. Uma hora mais tarde é tempo da abertura da prova gastronómica, onde os participantes poderão provar algumas das melhores iguarias da região enquanto disfrutam da actuação do Rancho Folclórico de Paradela, de concertinas e cantares ao desafio. A chegada dos bois ao centro da vila está marcado para as 16h00.
Fonte: O Amarense, em 3-05-2013

Sem comentários: