quinta-feira, 2 de maio de 2013

Município de Terras de Bouro está entre os melhores do país a pagar aos seus fornecedores: é o 4.º melhor dos 308 municípios portugueses

Câmara de Braga duplica prazo de pagamento e cai entre os piores pagadores do distrito
O prazo médio de pagamento praticado pela Câmara Municipal de Braga duplicou em 2012. O aumento da demora no cumprimento das obrigações financeiras para com os fornecedores do Município atirou a autarquia bracarense para o ranking dos piores pagadores do Baixo Minho
Depois de ter fechado o ano 2011 no segundo lugar dos melhores do distrito, o Município de Braga foi ultrapassado por sete autarquias, tendo registado o pior resultado entre os quatro grandes da região.
No ranking nacional composto pelas 308 câmaras municipais, o distrito coloca uma autarquia na lista restrita dos quatro melhores pagadores.
O mérito é da Câmara Municipal de Terras de Bouro, que fechou 2012 com um prazo médio de pagamento de três dias.
Em todo o país, só as câmaras de Anadia, Alcoutim e Ovar registam melhores tempos, demorando entre zero a dois dias para pagarem as faturas que lhes são apresentadas.
Os dados acabam de ser publicados pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e dão conta que o Município de Braga chegou ao final de 2012 com um prazo médio de pagamento de 49 dias. Trata-se de um agravamento de quase 123 por cento face ao prazo médio de 22 dias que a DGAL confirmou para o ano de 2011 e que coincide com um aumento da dívida de curto prazo da autarquia bracarense.
No ano em que as faturas ficaram mais 27 dias na gaveta, antes de serem liquidadas, as dívidas a terceiros de curto prazo da Câmara Municipal de Braga aumentaram 54 por cento. As contas aprovadas na noite de terça-feira pela maioria socialista na Assembleia Municipal revelam que a dívida a um ano, que inclui a conta dos fornecedores, passou de 5.758.514 para 8.789.266 euros.
O volume dos encargos que ficaram por liquidar, naquele que é o penúltimo ano de gestão de Mesquita Machado, traduz um aumento de 3.030.752 euros face ao exercício de 2011. O montante do agravamento da dívida que devia ser paga até ao limite de um ano é praticamente coincidente com o défice que marcou a gestão de 2012, que também ficou na casa dos três milhões de euros.
No exercício em que começou a “passagem de testemunho” ao seu vice, Mesquita viu as contas municipais afundarem-se no vermelho, em virtude do executivo que lidera ter gasto mais dinheiro do que o que arrecadou com impostos e receitas geradas pela prestação de serviços aos munícipes.
A subida do prazo médio de pagamento de 22 para 49 dias, ao longo de 2012, colocou o Município de Braga na lista dos piores pagadores do distrito.
Só as câmaras municipais de Vizela, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto levam mais tempo a pagar que a autarquia bracarense, que foi ultrapassada pelas câmaras municipais de Barcelos, Guimarães, Amares, Esposende, Fafe, Vila Nova de Famalicão e Celorico de Basto.
Fonte: Diário do Minho, em 2-05-2013

Sem comentários: