sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Seminário debate potencial do Turismo de Aldeia

“O turismo de aldeia como potencial de dinamização económica dos núcleos rurais” é o tema de um seminário que tem lugar hoje no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas/Porta do Parque S. João do Campo, Terras de Bouro.
O evento, com início marcado para as 14h45, conta com alguns especialistas que irão abordar a temática sobre diferentes perspetivas, desde a económica à sociológica, passando pela cultural (tradições).
Os trabalhos abrem com uma sessão em que participam os presidentes da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel Viana, da ATAHCA, José Mota Alves, da Associação Turismo de Aldeia, Ana Paula Xavier, e Gabriela Ventura, da Autoridade de Gestão PRODER.
Pelas 15h00 será apresentado o projeto “O turismo de aldeia como potencial de dinamização económica dos núcleos rurais”, por Ana Paula Xavier. Quinze minutos depois, é apresentado, por António Figueiredo, da Quaternaire Portugal, o “Estudo e Manual de boas práticas” e lançado um documentário.
De seguida, Odete Rebelo, da Aldeia do Pontido, e Rita Veloso, da Casa Monte Abades – aldeia de Santa Isabel do Monte, vão deixar os seus testemunhos sobre o projeto “Aldeias de Portugal”.
Pelas 16h15, o sociólogo Viriato Capela apresentará o documentário “As aldeias com vida ou aldeias fantasma?”.
Antes do encerramento haverá ainda uma intervenção de Carlos Duarte, da CCDR-N, que falará sobre “A recuperação/preservação do património construído no próximo período de programação comunitário (2014-2020), seguida de debate.
Para encerrar os trabalhos, às 17h10, foram convidados Gabriela Ventura, da Autoridade de Gestão do PRODER/RRN, Manuel Cardoso, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Regina Lopes, da Federação Minha Terra e Carlos Duarte.
Fonte: Diário do Minho, em 3-05-2013

Sem comentários: