quarta-feira, 22 de maio de 2013

Romaria leva milhares a Abadia

Dando seguimento a uma tradição religiosa de longa data, no próximo domingo – o último de maio – milhares de fiéis do concelho de Amares e localidades vizinhas rumam ao Santuário de Nossa Senhora de Abadia, numa das romarias que maior afluência regista em todo o Vale do Homem.
Na noite do passado domingo principiaram já as cerimónias com o terço procedido de um cortejo automóvel que levou a imagem da Santa até ao mosteiro de Bouro Santa Maria. Este domingo, a imagem regressa então ao Santuário de Abadia, acompanhada de milhares de peregrinos, vindos de todas as freguesias de Amares e concelhos vizinhos.
Quando o tempo ajuda, a animação é também desmedida, com a entoação dos sons mais tradicionais a acompanharem os ‘comes e bebes’ e os negócios dos feirantes presentes. Este ano, os fiéis que visitarem o santuário constatarão diversas alterações no espaço envolvente, fruto das obras levadas a cabo, nas últimas semanas, pelos voluntários que acorreram ao pedido da nova direção da Confraria local. Terão, ainda, um remodelado bar de apoio.
No espaço onde se realiza a missa campal foi criada uma zona em paralelo, para maior comodidade dos fiéis que pretendam assistir à eucaristia. O mesmo foi feito no passeio envolvente ao santuário. Logo ali ao lado, no largo das oliveiras foi também instalado um assador para os que pretendam preparar os seus próprios petiscos no local.
De resto, várias estruturas apresentaram um aspeto renovado, depois de praticamente concluídas as obras de limpeza que chegaram também à floresta.
Fonte: Terras do Homem, em 22-05-2013

Sem comentários: