segunda-feira, 17 de junho de 2013

Hoje, no jornal “Correio do Minho”: Concertinas e cantadores animaram centro da vila

Tocadores de concertina de vários pontos da região do Minho mostraram os seus dotes musicais no tradicional ‘Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio’.
O evento vai já na 11ª edição e mais uma vez mostrou que está bem vivo.
Pelo palco montado na Praça do Município, no centro da vila de Terras de Bouro, passaram mais de 60 tocadores que animaram a tarde de domingo.
O objectivo principal destes encontros é “preservar a nossa cultura ligada à música tradicional portuguesa, neste caso, a música do Minho com o som das concertinas e os cantares ao desafio”, disse ao ‘Correio do Minho’ o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, sublinhando que estes eventos “são um motivo de atractividade turística do concelho porque o mundo rural e as suas tradições são um excelente cartaz para atrair visitantes a Terras de Bouro”.
O 11.º Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares aos Desafio é organizado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro com o apoio da Associação Cultural de Tocadores de Concertinas de Terras de Bouro e o comércio local.
Joaquim Cracel explicou que esta “é uma das formas do concelho mostrar as diversas potencialidades do mundo rural. Outros eventos promovem a gastronomia, a cultura e as vivências da nossa gente”.
Com encontro marcado para as 14 horas, os tocadores à medida que iam chegando faziam a respectiva inscrição no encontro que já tinha um considerável número de pessoas a aguardar pelo espectáculo de música popular.
“É sempre um evento que atrai muita gente de dentro e fora do concelho que gosta de apreciar a música popular portuguesa” adiantou o autarca de Terras de Bouro.
As concertinas, essas, regressam ao palco de Terras de Bouro no mês de Agosto, para as festas do concelho.
Fonte: Correio do Minho, em 17-06-2013

Sem comentários: