segunda-feira, 10 de junho de 2013

Primeira Feira da Chanfana de Cabra: Aldeia de Ermida mostra potencialidades

Combater a desertificação e atrair cada vez mais turistas à aldeia comunitária de Ermida da Serra do Gerês foi o objectivo principal da 1ª Feira da Chanfana da Cabra que pretende ser um marco no futuro.
A aldeia de Ermida da Serra do Gerês promoveu, este fim-de-semana, a 1ª feira da chanfana da cabra.
Esta aldeia tipicamente portuguesa está inserida numa região repleta de natureza, cascatas e lagoas em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, a 3 km das cascatas do ‘Tahiti’, a 4 km da cascata do Arado, a 5,5 km da Pedra Bela e a 8 km da vila do Gerês. 
Um potencial que Daniel Rocha, presidente da Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida, quer divulgar de modo a atrair cada vez mais gente de fora a visitar esta aldeia comunitária.
Nesta aldeia do Gerês pode reviver tradições antigas como a pastorícia; visitar os currais, ainda hoje utilizados pelos pastores; o lagar do azeite que funciona de forma artesanal e ainda utilizado pela comunidade.
Daniel Rocha contou ao ‘Correio do Minho’ que nesta aldeia vive-se ainda em comunitarismo, dando alguns exemplos como o da construção do miradouro em que todos contribuíram; no dia de consoada, da parte da manhã, um elemento de cada família contribui para a limpeza dos caminhos; e o povo ainda é chamado para decidir os problemas da aldeia.
A cabra é o animal de excelência desta aldeia, cujo rebanho, que ronda os 700 animais, é guardado em comunidade. O presidente da associação da aldeia de Ermida, explicou que seja qual for a festa (casamentos, baptizados ou a festa de Santa Marinha) não pode faltar a cabra.
Para o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel Viana, “estas iniciativas são de extrema importância para o concelho porque além de contribuírem para a preservação do nosso património gastronómico também são um motivo de atractividade turística que conjuga dois elementos fundamentais para dinâmica desta aldeia e do concelho e desta região do Gerês”.
O autarca de Terras de Bouro adiantou ainda que é aposta do município realizar, uma vez por mês, um evento no concelho de forma atrair turistas ao concelho.
“Em Maio tivemos uma iniciativa dos bombeiros voluntários, agora em Junho esta da chanfana na Ermida do Gerês, daqui a oito dias temos outra da Associação de Concertinas de Rio Caldo, e em Julho em Carvalheira” adiantou o autarca.
Fonte: Correio do Minho, em 10-06-2013

Sem comentários: