quarta-feira, 31 de julho de 2013

Campanha no Santuário de S. Bento da Porta Aberta: GNR sensibiliza peregrinos com a ajuda de crianças

Militares da Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, acompanhados por 25 crianças da CPCJ de Terras de Bouro e do ATL do Gerês, promoveram, ontem de manhã, uma campanha de sensibilização junto dos peregrinos no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, no Gerês, Terras de Bouro.
Esta campanha, inserida no programa “Peregrino Seguro”, pretende transmitir conselhos de segurança aos peregrinos para evitar acidentes, naquela que é uma das peregrinações tradicionalmente mais frequentadas no Norte de Portugal.
Segundo o Alferes Abreu, do comando do Destacamento da Póvoa de Lanhoso, «o envolvimento das crianças nesta operação é fundamental porque permite cumprir dois dos objetivos do programa. Por um lado a comunicação com os peregrinos torna-se mais facilitada, e por outro promove-se a participação cívica das crianças e incentivam-se desde cedo comportamentos de segurança entre os mais novos».
De acordo com a mesma fonte, à semelhança do que sucedeu noutras alturas, os peregrinos reagiram «muito bem» e mostraram-se muito interessados nos conselhos que lhes foram transmitidos oralmente e através de panfletos, que foram distribuídos pelas crianças em pontos fundamentais do Santuário.
Durante a iniciativa foi também distribuído material refletor destinado a ser usado durante a peregrinação.
A Secção de Programas Especiais salienta que é imprescindível que os peregrinos adotem condições de segurança, recordando que ainda «no ano passado morreu uma peregrina, vítima de atropelamento mortal».
«Infelizmente muitos peregrinos desconhecem ou apesar de terem conhecimento, não cumprem os conselhos e recomendações para caminhar na estrada. Não caminham em fila indiana, caminham na estrada e não na berma e não usam material refletor», argumentou. Segundo o Alferes Abreu, dada a afluência significativa que o Santuário de S. Bento apresenta durante o mês de agosto, o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso direcciona para aquele ponto o maior número de efetivos possível, garantindo assim um apoio significativo aos peregrinos.
Entre os conselhos a quem caminha destaque para andar em, fila indiana e não em grupo; não andar na estrada, mas na berma e não caminhar nas horas de mais calor, entre outros.
Ontem a operação decorreu sem incidentes e todos os peregrinos se mostraram interessados em aprender e colocar em prática os conselhos.
Fonte: Diário do Minho, em 31-07-2013

Sem comentários: