quinta-feira, 18 de julho de 2013

Escuteiros de S. Vicente acamparam no Gerês

Acampamento do Agrupamento XIX de São Vicente decorreu este ano no Parque de Campismo Rural da Ermida, no Gerês. Participaram 40 escuteiros.
Foi no Parque de Campismo Rural da Ermida, no Parque Nacional da Peneda Gerês, que o Agrupamento XIX de São Vicente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) realizou o seu Acampamento de Agrupamento (Acagrup) no último fim-de-semana.
Participaram neste Acagrup 40 elementos de todas as secções: 12 lobitos, nove exploradores, nove pioneiros, quatro caminheiros e seis dirigentes. Como apoio, o grupo contou com alguns convidados, entre eles um ‘cozinheiro oficial’ e o assistente e pároco de S. Vicente, padre João Paulo Alves.
“Todos os anos imprimimos um cunho individual a cada Acagrup. Cada um deles tem uma personalidade própria que se destaca dos outros consoante o Imaginário: nunca temos dois Acagrup’s iguais e nem o local do Acampamento é o mesmo. Isso permite aos elementos conhecer os diversos Parques de Campismo existentes e localidades, abrindo-lhes os horizontes. Também ajuda muito que as equipas sejam mistas, havendo uma grande inter-ajuda entre eles. É salutar ver caminheiros preocupados com o bem-estar dos mais novos (os lobitos) serem responsáveis e todos conviverem e darem- se bem. Durante todo o ano, todas as secções têm as suas actividades e reuniões e por vezes desencontram-se uns dos outros”, afirmou o chefe de Agrupamento, Alberto Dias Pereira.
O imaginário deste ano foram as aventuras de ‘Astérix & Obélix’, e todas as actividades giravam em torno do tema. “Tínhamos necessidade de fazer a Promessa a um lobito e o nosso assistente e pároco de S. Vicente, padre João Paulo Alves veio propositadamente ao Parque de Campismo para nos celebrar a eucaristia e fazer-lhe a promessa. Os pais do lobito (Gustavo) e um Agrupamento de Ponte de Lima (que acampava no mesmo local) estiveram também presentes e testemunharam a cerimónia.
Neste Acagrup, os escuteiros tiveram oportunidade de nadar na Cascata do Arado e na ‘Lagoa da Poção Mágica’, onde tiveram que seguir pistas e descobrir mensagens escondidas.
As actividades deste Agrupamento não ficam por aqui: “Ainda vamos participar no VII Acanuc (Acampamento de Núcleo) em Agosto, em Lago, Amares, e estamos já há vários meses a trabalhar para o mesmo. Embora as reuniões normais entre as secções já estejam encerradas para férias, vamo-nos encontrando para que tudo fique pronto a tempo e com normalidade. Temos orgulho de, pela primeira vez, o nosso Agrupamento participar com todas as secções”.
Fonte: Correio do Minho, em 18-07-2013

Sem comentários: