segunda-feira, 15 de julho de 2013

Hoje, no jornal “Diário do Minho”: Peregrinação arciprestal foi presidida por D. António Moiteiro - Terrabourenses subiram ao alto das Mós

Uma multidão de fiéis, provenientes de todas as paróquias do arciprestado de Terras de Bouro, juntou-se ontem para participar na peregrinação arciprestal ao Bom Jesus das Mós.
Esta caminhada de fé, presidida por D. António Moiteiro, tinha este ano como aliciante a celebração do centenário do monumento ao Sagrado Coração de Jesus, localizado no alto das Mós, paróquia de Carvalheira.
A peregrinação, que partiu da igreja paroquial da Carvalheira em direção ao alto do monte das Mós, integrava os estandartes das paróquias do arciprestado de Terras de Bouro, uma filarmónica e ainda os andores do Coração de Maria e do Sagrado Coração de Jesus.
Presidindo à eucaristia campal, que decorreu na esplanada junto do monumento, o Bispo auxiliar de Braga centrou o seu discurso no gesto do bom samaritano, cuja parábola fora recordada na liturgia dominical. «O meu próximo é todo aquele que necessita de mim», proclamou, sublinhando que a mensagem do Evangelho pede que cada um de nós «faça aos outros aquilo que pretende que façam a si próprio».
Perante algumas centenas de fiéis que preencheram o topo do monte das Mós, o prelado fez questão de aludir à devoção ao Coração de Jesus, a mesma que deu o mote à construção do monumento ali erigido.
«A revelação mais perfeita do amor é dar a vida», recordou, garantindo que essa mesma revelação «é personificada » em Jesus.
Para D. António Moiteiro, «não basta celebrar a festa em honra do Bom Jesus das Mós», mas é urgente «amar de um modo diferente», nomeadamente traduzindo «em obras» esta atitude diária.
Não desviando a sua mensagem da simbologia da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, o Bispo auxiliar insistiu na ideia de que «é próprio do amor sair de si mesmo e ir ao encontro do outro». «Se Jesus é a imagem perfeita de Deus, nós cristãos devemos ser a imagem visível deste amor de Deus para connosco», acrescentou.
No final da celebração, D. António Moiteiro procedeu à bênção do arciprestado, a partir do alto do miradouro do Sagrado Coração de Jesus.
O último dia das comemorações do centenário continuou durante a tarde com uma procissão do Santíssimo Sacramento, seguida de um concerto de bandas.
Fonte: Diário do Minho, em 15-07-2013

Sem comentários: