terça-feira, 23 de julho de 2013

Hoje, no jornal “Diário de Notícias”: Pedestrianistas vão protestar contra aplicação de taxas no Gerês

Os pedestrianistas e desportistas de montanha marcaram, para o próximo domingo - Dia Nacional da Conservação da Natureza -, um protesto contra "a errada aplicação" de taxas para quem caminha no Parque Nacional da Peneda Gerês.
A manifestação está marcada para a Portela de Leonte, no interior do PNPG, em Terras de Bouro, e segundo Rui Barbosa, um dos organizadores, este é um protesto que deriva "da ausência de justificações plausíveis para esta atuação".
"Esta situação tem vindo ridiculamente a arrastar-se no tempo, em detrimento da melhor manutenção e defesa do próprio património em causa", refere Rui Barbosa, para quem há "uma consciente ignorância das conclusões da Provedoria da Justiça".
" A aplicação, ou errada interpretação, da Portaria 138-A/2010, deriva da falta de informação disponibilizada aos caminhantes, ou mesmo má transmissão de informação pelo PNPG e ICNF", frisa o pedestrianista, para a quem a taxa "favorece as empresas e determinadas elites" em desfavor do caminhante e das associações sem fins lucrativos visitantes da montanha.
Atualmente, e consoante a classificação da zona de proteção (há locais onde a taxa não se aplica) do PNPG, o caminhante, e mediante pedido, é obrigado a pagar uma taxa que ultrapassa os 155 euros.
Fonte: Diário de Notícias, em 23-07-2013

Sem comentários: