segunda-feira, 15 de julho de 2013

Hoje, no jornal “Diário do Minho”: Arcebispo insiste na «purificação» da devoção popular

Para o Arcebispo Primaz, a piedade popular precisa de ser «purificada», para que «não se limite a gestos exteriores», mas implique um «aprofundamento da fé».
Esta mensagem foi deixada numa eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga, que decorreu na noite do passado sábado em Mós, na sequência das comemorações do centenário do monumento ao Sagrado Coração de Jesus.
Na celebração que antecedeu o lançamento da medalha comemorativa do centenário, o prelado bracarense fez questão de aludir à «importância da devoção ao Coração de Jesus» no seio da Igreja, recordando que é a partir daí que os cristãos podem «aproximar-se mais da humanidade experimentada por Jesus».
«A devoção aos santos é importante, mas não pode deixar-nos da mesma forma. Devemos questionar-nos até que ponto nos leva a ser cristãos mais convictos», afirmou.
Congratulando pelo centenário assinalado no passado sábado, D. Jorge Ortiga deixou ainda um «voto de louvor» pelo trabalho desenvolvido pelo padre Martins Capela, fundador deste monumento e grande dinamizador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus no arciprestado de Terras de Bouro.
Recorde-se que o monumento ao Sagrado Coração de Jesus das Mós recebeu a bênção apostólica do Papa S. Pio X no dia 13 de julho de 1913, perante numerosa assistência. Foi esta efeméride que demarcou temporalmente estas comemorações.
Fonte: Diário do Minho, em 15-07-2013

Sem comentários: