quinta-feira, 25 de julho de 2013

Peneda-Gerês: Aventuras na Natureza

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o destino ideal para quem valoriza o contacto com a Natureza, aproveitando a deslocação para grandes momentos de ação e divertimento, com muita adrenalina à mistura.
São 70 mil hectares povoados de segredos e surpresas, independentemente da forma como se visita este verdadeiro paraíso verde, salpicado pelo azul de rios, riachos e albufeiras. Veados, cavalos selvagens, lobos e aves de rapina são apenas alguns dos habitantes do parque que poderá encontrar nesta viagem e que acabam por partilhar um território rico em vestígios de civilizações antigas e cheio de tradições, das religiosas às gastronómicas.
Numa visita em família, aconselha-se a entrar no Parque Nacional da Peneda-Gerês pelo topo norte, em Lamas de Mouro, concelho de Melgaço. O centro de interpretação aqui localizado será o seu melhor conselheiro. Ainda na zona de Melgaço, que é a capital nacional do rafting, não deixe de aproveitar a oportunidade para uma descida rápida do rio Minho. Só precisa de espírito de aventura. É também isso que oferece o Parque Aventura Diverlanhoso, o maior da Península Ibérica, ao dispor de alojamento, restaurante e infraestruturas que permitem a prática de mais de 50 atividades. BTT, slide, rappel e caminhada aquática são apenas algumas das opções deste parque no concelho de Póvoa de Lanhoso.
São diversas as formas de descobrir e explorar este verdadeiro mundo de aventuras que é o Gerês. A partir da mata da Albergaria, siga a pé ou de bicicleta até à Portela do Homem. Use os trilhos dos pastores seguindo as “mariolas”, pequenos montes de pedra que indicam o caminho. Existem também marcos miliários que assinalavam a antiga estrada romana. Explore os vários espaços e vá parando nas frescas quedas de água. Não deixe de visitar as aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém, bastiões de costumes antigos.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Existem diversas portas de entrada na Peneda-Gerês, com destaque para Lamas de Mouro, a partir de Melgaço, e Rio Caldo (em direção a Caldas do Gerês e Portela do Homem).
Onde ficar: A Pousada de Amares, em Santa Maria do Bouro, e o Aquafalls Spa Hotel Rural, na Caniçada, são excelentes opções.
A não perder: Na Barragem Vilarinho das Furnas, quando a albufeira está mais vazia, aparecem as ruínas da antiga aldeia de Vilarinho das Furnas.
Fonte: escape.pt, em 25-07-2013

Sem comentários: