terça-feira, 20 de agosto de 2013

MPT/Terras de Bouro considera que falta "organização e trabalho em conjunto" para promover turismo

O Movimento Partido da Terra de Terras de Bouro considera que, ao Gerês, "falta muito do que existe em outras regiões que estão a trabalhar com qualidade em termos turísticos, nomeadamente organização e trabalho em conjunto". "A indústria hoteleira ainda trabalha muito de costas voltadas, as ideias para a revitalização do Gerês ainda estão pouco exploradas e os exemplos de outras regiões com muito turismo não são analisados convenientemente para se adoptar uma estratégia de crescimento e melhoramento do turismo", sustentam.
Os responsáveis pelo MPT/Terras de Bouro lembram que "o norte tem um grande peso no turismo nacional, com o Porto e Douro, Viana do Castelo e o Gerês a serem os grandes destinos dos turistas nacionais e estrangeiros". "Enquanto o Porto continua a ser um dos melhores destinos da Europa, o Gerês está numa situação delicada e que o coloca num futuro incerto. Nas acções de campanha realizadas pelos candidatos autárquicos do MPT de Terras de Bouro temos constatado que a baixa anual de turistas de natureza e das termas tem-se sentido fortemente; além disso, o MPT Terras de Bouro tem ouvido com preocupação as constantes queixas dos empresários. O número de pessoas a passar pelo Gerês até pode ser muito elevado, porém, os que pernoitam, os que consomem e os que dinamizam o comércio são muito menos porque grande parte dos turistas são de perto e com um poder de compra reduzido", garantem.
Além disso, o MPT Terras de Bouro considera que, o posto de turismo do Gerês, por exemplo, "tem pouca informação sobre a serra ou sobre tudo o que se pode explorar, os mapas em determinadas alturas são escassos e a informação sobre unidades hoteleiras também é residual".
Para o MPT Terras de Bouro é, por isso, "importante que se criem plataformas digitais espalhadas pelos diversos pontos (para além do turismo) do concelho que permitam aos turistas dispor de toda a informação sobre a região". Entre elas, a utilização de novas tecnologias como os códigos QR em diversos pontos do Gerês - que permitem com a câmara de um telefone “fotografar o código” e automaticamente criar uma ligação à internet, para que o turista disponha informação no imediato sobre o local onde se encontra.
O MPT Terras de Bouro defende que é importante "requalificar o centro do Gerês com mais espaços de lazer, espaços para crianças, reorganizar e limpar os circuitos pedestres, criar circuitos para bicicletas e divulga-los em plataformas digitais, requalificar o Rio Gerês - porque os turistas gostariam de ter acesso para caminhar ao longo do leito - e a criação de um Parque Biológico, que abrangerá a área do Parque Nacional da Peneda-Gerês bem como áreas de interesse ambiental e paisagístico existente no Vale do Rio Homem".
Fonte: Terras do Homem, em 20-08-2013

Sem comentários: