sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Declarações do comandante José Dias levam deputada Carla Cruz a questionar os Ministérios da Agricultura e do Ambiente sobre as dificuldades de combate aos incêndios no (PNPG)

Deputada questiona dificuldades no combate aos fogos no Parque Nacional Penêda-Gerês
A deputada do PCP na Assembleia da República (AR), Carla Cruz, questionou os Ministérios da Agricultura e do Ambiente sobre as dificuldades de combate aos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
Depois das recentes declarações do comandante dos Bombeiros de Terras de Bouro sobre a falta de acessos no interior do PNPG, a propósito do incêndio que esta semana a Mata do Cabril, a deputada quer saber para quando o cumprimento integral da resolução da Assembleia da República sobre as áreas protegidas, em particular do PNPG.
No requerimento entregue na AR, Carla Cruz recorda que desde 2010 se tem falado sobre a prevenção dos incêndios, «tendo mesmo sido aprovada uma Resolução da Assembleia da República (n.º 118/2010) na qual estão contempladas entre outras a necessidade de revisão dos planos de ordenamento das áreas protegidas, o reforço da prevenção, a dotação dos parques dos necessários, reforço dos recursos humanos próprios ou de outras entidades». No que se refere ao PNPG, Carla Cruz recorda que foram «colocados sensores de deteção de incêndios».
A deputada acusa o Governo de falta de vontade política para resolver de forma definitiva para resolver o problema do desordenamento florestal, nem tem havido investimento na prevenção.
Fonte: Diário do Minho, em 6-09-2013

Sem comentários: