quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cracel compromete-se a promover emprego

Em Terras de Bouro, a tomada de posse do executivo liderado por Joaquim Cracel, que parte para um segundo mandato de quatro anos à frente dos destinos da autarquia, cumpriu-se no dia em que o município assinalava 499 anos de existência e, por isso, teve direito a cerimónias com animação musical, proporcionada por alguns jovens terrabourenses.
A grande novidade prendeu-se com a eleição de Guilherme Alves para presidente da Assembleia Municipal, sendo acompanhado de Vítor Alves e Marinha Esteves, eleitos pelo PS, que assumem o cargo de primeiro e segundo secretário, respetivamente.
No seu discurso de tomada de posse, as primeiras palavras do presidente da Câmara foram para “as pessoas e as instituições” que irão continuar a ser “o centro das decisões políticas” daquele executivo.
A ação social, o turismo, a agricultura, o comércio, a educação, o desporto, ambiente e qualidade de vida serão as áreas com maior enfoque.
Joaquim Cracel promete “empenho na promoção do emprego”, medida que visa também “fixar as populações de Terras de Bouro”. “Apoiaremos a instalação de estruturas económicas que criem postos de trabalho e fomentaremos o emprego através de contratos e estágios profissionais para jovens, pois graças a esta nossa preocupação muitas famílias carenciadas estão a conseguir aguentar a atual crise”, comentou.
No domínio da ação social, Joaquim Cracel garantiu a dinamização e ampliação das ofertas do Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade – que naquela jornada mostrava alguns frutos do seu trabalho –, que será também alargado ao Vale do Cávado e que presta apoios no âmbito da saúde, enfermagem, terapia da fala e psicologia, desenvolvendo também atividades culturais, lúdicas e desportivas para todas as idades.
“Manteremos a delegação da câmara municipal em Rio Caldo e abriremos uma delegação na vila do Gerês onde o presidente da câmara continuará a dialogar com os munícipes”, afirmou Joaquim Cracel, garantindo também apoios no setor da habitação e no combate à pobreza.
No turismo, Joaquim Cracel quer, entre outros pontos, reforçar a dinâmica do Conselho Municipal do Turismo e promover o concelho em vários órgãos de comunicação nacionais e estrangeiros.
Na agricultura, que “continua a sustentar muitas famílias do concelho”, a autarquia pretende continuar a dinamizar o Gabinete de Apoio à Agricultura, medida que obteve “grande êxito, proporcionando aos agricultores vários serviços de forma gratuita, entre os quais candidaturas a financiamento”.
Fonte: Terras do Homem, em 31-10-2013

Sem comentários: