segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Hoje, no jornal “Diário do Minho”: Terras de Bouro é o município melhor pagador do distrito e o 7.º a nível nacional

Câmaras do distrito de Braga são das melhores pagadoras
A maioria das câmaras do distrito de Braga está entre as melhores pagadoras do país e só quatro autarquias ultrapassam o Prazo Médio de Pagamento dos 308 municípios portugueses. Terras de Bouro é a mais célere a pagar, estando no sétimo lugar a nível nacional. O Município de Famalicão, que paga a 24 dias, tem o menor prazo de pagamento entre os grandes. A Câmara de Vizela está entre as piores do país.
A maioria das câmaras municipais do distrito de Braga está entre as melhores pagadoras do país e só quatro autarquias ultrapassam o Prazo Médio de Pagamento (PMP) dos 308 municípios portugueses, que está nos 137 dias.
O Município de Terras de Bouro é o mais célere a liquidar as faturas que lhe são apresentadas pelos fornecedores de bens e serviços, não levando mais do que três dias a saldar as suas obrigações.
No fundo do ranking distrital está a Câmara Municipal de Vizela, que precisa de 323 dias para pagar as faturas que lhe são apresentadas, um tempo que a coloca entre as piores do país. No leque restrito dos quatro maiores concelhos do Baixo Minho, o Município de Vila Nova de Famalicão é o que liquida as suas obrigações financeiras no prazo mais curto, pagando a menos de 30 dias.
Os números foram apurados pela Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL). Os dados relativos aos concelhos considerados bons pagadores reportam-se a 31 de dezembro de 2012, data a partir da qual a DGAL só passou a publicar os tempos de pagamento dos municípios com dívidas a mais de 90 dias. A última relação dos maus pagadores foi recentemente publicada e faz saber que, além de Vizela, também Vila Verde, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho estão na “lista negra”.
A análise dos dois documentos faz saber que nove câmaras municipais do distrito diminuíram os respetivos Prazos Médios de Pagamento, enquanto que as restantes cinco autarquias agravaram o tempo em que deixam as faturas por pagar.
O maior agravamento do Prazo Médio de Pagamento ocorreu em Cabeceiras Cabeceiras de Basto. No final de 2011, a edilidade cabeceirense tinha um Prazo Médio de Pagamento de 52 dias. Mas em 31 de dezembro de 2012, o tempo de liquidação das faturas passou para 137 dias, que coincide com PMP do país. No lado oposto esteve a Câmara de Amares, que chegou ao final de 2012 com um Prazo Médio de Pagamento de 37 dias, depois de ter fechado 2011 com um tempo de 151 dias para pagar aos fornecedores. Evolução assinalável registaram também as câmaras municipais de Celorico de Basto, Fafe e Esposende, que desceram para metade os respetivos Prazos Médios de Pagamento.
O ranking distrital é liderado pelo município mais pobre. Terras de Bouro tem um PMP de três dias, que é o sétimo melhor tempo do país. A Câmara de Celorico paga a 12 dias, surgindo Famalicão na terceira posição, com um PMP de 24 dias. O Município de Fafe também se destaca por pagar as suas faturas a menos de 30 dias, precisando apenas de 26 dias para honrar os seus compromissos com os fornecedores.
Fonte: Diário do Minho, página 14, em 28-10-2013

Sem comentários: