sábado, 19 de outubro de 2013

José Alberto Esteves, director dos benjamins e dos infantis: “há cada vez menos pessoas com tempo e vontade para ajudar”

José Alberto Esteves, director da formação do Terras de Bouro, fez uma campanha de sensibilização na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro com o objectivo de motivar os alunos para integrarem os diversos escalões da formação do Terras de Bouro.
Contudo, nesta época não haverá equipa de iniciados porque apenas se inscreveram 14 atletas.
Até ao momento a formação conta com quinze jogadores, na equipa de benjamins e nove, na equipa de infantis.
- Quais são os principais constrangimentos que encontra na formação?
Sou responsável pelos escalões de benjamins e infantis pela segunda época consecutiva e verifico que há alguns constrangimentos. Por um lado, nas camadas jovens, há uma grande logística o que envolve necessariamente muitas pessoas e pouca gente se disponibiliza para trabalhar. Verifico que há cada vez menos pessoas com tempo e vontade para querer ajudar. Por outro, vivemos numa terra com cada vez menos crianças e jovens. Além disso, o concelho é muito disperso o que também cria grandes dificuldades à formação.
Por último, como acompanho os jogadores para todo o lado e estou presente em todos os jogos, verifico que vai faltando a presença e o acompanhamento dos pais, principalmente durante os jogos. O mesmo não sucede com as equipas.
- O Terras de Bouro tem os apoios necessários?
O principal apoio vem da Câmara Municipal, com uma verba e com transportes, o que é de extrema importância. Também contamos com o apoio dos pais das crianças que pagam, tal como noutros clubes, uma pequena mensalidade para suportar várias despesas, nomeadamente os custos com a equipa técnica e variadíssimo material diário.
No entanto, em minha opinião, para cativar mais as crianças e dar-lhes aquilo que verdadeiramente merecem, seriam necessários ainda mais apoios.
- Que apelo faz aos terrabourenses para que inscrevam os filhos nas equipas de formação?
As crianças passam grande parte do seu tempo em frente à televisão, no computador, com a uma consola de jogos ou na rua sujeitos aos diversos perigos/vícios que nos ameaçam na actualidade. Para evitar estas situações e também porque faz bem à saúde, aconselho os pais a incentivar nos filhos à prática regular do futebol.
- Se pudesse enviar uma mensagem aos pais das crianças que não praticam futebol, o que lhes escreveria?
Há três anos, quando inscrevi o meu filho na formação do Terras de Bouro achava que não ia ter tempo para o acompanhar. Posteriormente, verifiquei que quando se quer, organizamo-nos e arranjamos tempo para acompanhar os nossos filhos.
De facto, é gratificante ver o nosso filho evoluir de jogo para jogo. Gosto de estar próximo dele, apoiando-o quando marca um golo ou quando faz uma habilidade e até quando comete um erro.
É importante que eles sintam a nossa presença. Os nossos filhos orgulham-se de nos ver nas bancadas a apoiá-los e nós, pais, também sentimos orgulho neles por os vermos em campo dando o seu melhor. Apoiem os vossos filhos no desporto porque fazer desporto faz bem à mente e à saúde!
Fonte: Desportivo Vale do Homem José Guimarães Antunes, em 18-10-2013

Sem comentários: