terça-feira, 1 de outubro de 2013

PS “invicto” em Terras de Bouro mas perde freguesias

O Partido Socialista alcançou de novo com Joaquim Cracel Viana uma vitória expressiva em Terras de Bouro, deitando por terra as aspirações da coligação PSD/CDS-PP, liderada por António Afonso, autarca que já chefiou o executivo municipal.
A candidatura de Cracel obteve a maioria absoluta, com 51,40% dos votos, e elege três vereadores, ao passo que a coligação de direita não passou dos 29,02%, uma percentagem bem inferior à que o PSD tinha conseguido sozinho nas Autárquicas de há quatro anos (41,49%).
Mesmo assim, este resultado permite assegurar à coligação o mesmo número de vereadores (2) eleitos em 2009 pelos socialdemocratas.
O PCP-PEV foi a terceira força partidária mais votada para a Câmara de Terras de Bouro, recolhendo 7,82 % dos votos, mais 321 que em 2009.
O MPT obteve 5,58% e a candidatura independente 3,30% dos votos.
Para a Assembleia Municipal, o PS também reforçou a votação, conseguindo a maioria dos mandatos, 8 de um total de 15.
O PSD/CDS-PP fica com 5, O PCP-PEV com 1 e o MPT também com 1.
Apesar do PS ter sido o partido mais votado nestas eleições, não conseguiu segurar as quatro juntas de freguesia que havia conquistado em 2009. Perdeu duas - Covide e Balança. Por seu lado, a coligação, com 5 juntas conquistadas, também não conseguiu superar o número que em 2009 o PSD tinha conseguido (8).
Quem ficou a “lucrar” foram os grupos independentes que passam a chefiar seis juntas, mais duas que até agora.
Fonte: Diário do Minho, em 1-10-2013

Sem comentários: