segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ATAHCA promove jornadas para defender floresta autóctone

A ATAHCA vai organizar, nos dias 23 e 24 de Novembro, as primeiras Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos. A iniciativa está sediada no Museu de Vilarinho da Furna, no Campo de Gerês, e pretende, segundo os promotores, reflectir e debater as questões ligadas às florestas autóctones numa altura em que se prepara a entrada em vigor do novo Quadro comunitário de apoio.
As jornadas são promovidas em colaboração com a Associação de Compartes do Campo do Gerês, Município de Terras de Bouro, Ordem dos Biólogos, Quercus, Green Cork, Floresta Comum, AMO Portugal e UTAD.
Na apresentação das Jornadas, Mota Alves, presidente da ATAHCA, defendeu a preservação e valorização da plantação de espécies autóctones, salientando a importância dos carvalhos para a economia local. Mota Alves disse ainda ser necessário reduzir a presença de árvores como o eucalipto e promover uma floresta mais sustentável. O dirigente associativo referiu também que as jornadas podem ser o ponto de partida para uma possível classificação, num futuro próximo, de algumas manchas florestais seculares.
José Carlos Pires, da Associação de Compartes, afirmou que, nos últimos tempos, se tem assistido a uma forte regeneração de carvalhos e considerou que, graças aos apoios comunitários, tem sido possível apresentar projectos para a valorização da floresta. O presidente da associação salientou ainda que «o espírito comunitário, que antes estava muito ligado ao gado, está agora a surgir em torno da floresta».
As jornadas incluem uma acção de plantação de carvalhos que contará com a presença de Rui Reininho, músico e vocalista dos GNR, e Simão Praça, dos Turbo Junkie. Na sequência das jornadas será editado um Manual de Boas Práticas.
As I Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos e o II Encontro Green Cork/Floresta promovem, ainda, uma acção de formação de 15 horas, acreditada pela Ordem dos Biólogos e pelo CCPFC para todos os grupos disciplinares.
Fonte: O Amarense, em 18-11-2013

Sem comentários: