quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Hoje, no jornal “Correio do Minho”: “Pedaço do Gerês” é o novo ícone gastronómico do concelho

Valorizar e potenciar o reconhecimento da gastronomia local junto dos turistas é o objectivo da promoção do ‘Pedaço do Gerês’ como prato-ícone das gastronomia local. A iniciativa é da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da APHORT — Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo.
Esta iniciativa está inserida no projecto ‘Prove’, levado a cabo pela APHORT, em conjunto com as autarquias, e que tem por objectivo valorizar e potenciar o reconhecimento da gastronomia local junto dos turistas.
A partir da próxima sexta-feira, este novo ícone gastronómico estará disponível nas ementas dos 15 restaurantes do concelho que, até ao momento, aderiram a este projecto.
A apresentação do prato será conduzida pelo conceituado chefe José Vinagre, que participou na fase final da concepção da receita oficial, numa cerimónia que contará com a presença de António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT, e de Joaquim Cracel, presidente da autarquia de Terras do Bouro.
‘ Pedaço do Gerês’ junta-se assim à lista de novos pratos-ícone promovidos pelos municípios que já aderiram a este projecto da APHORT: Viana do Castelo, Caminha, Guimarães e Vila Real. O mesmo desafio foi já aceite por outras autarquias, pelo que brevemente serão dados a conhecer novas iguarias da gastronomia local.
No caso de Terras de Bouro, e após um consenso alcançado junto dos restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa, a escolha recaiu sobre o “Pedaço do Gerês”, uma receita confeccionada à base de produtos típicos da gastronomia local. Nesse sentido, foi definida uma receita oficial, que permita conferir uma identidade ao prato. A ideia, no entanto, não é estandardizar, pelo que cada estabelecimento terá a liberdade para interpretar a receita à sua maneira, desde que esta não seja desvirtuada.
A promoção do prato junto dos turistas ficará sob a responsabilidade da Câmara e todos os estabelecimentos aderentes passarão a ser referenciados como os ‘restaurantes Prove - Pedaço do Gerês’.
Fonte: Correio do Minho, em 7-11-2013

Sem comentários: