terça-feira, 5 de novembro de 2013

Hoje, no jornal Diário do Minho: Gerês quer atrair turistas pela boca

A Câmara de Terras de Bouro em parceria com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) apresenta sexta-feira, às 15h00, nos Paços do Concelho, aquele que passará a ser promovido como o prato-ícone da gastronomia concelhia: o “Pedaço do Gerês”. Trata-se de uma iguaria que tem por objetivo valorizar e potenciar o reconhecimento da gastronomia local junto dos turistas.
A cerimónia contará com a presença de Joaquim Cracel, presidente da autarquia, e de António Condé Pinto, presidente da APHORT.
Esta ação insere-se no programa “Prove Portugal” criado pelo Turismo de Portugal (www.proveportugal.pt), no qual a APHORT pretende que, a nível local, cada município possa identificar e promover um prato que, pela sua ligação à história e tradição, passe a ser reconhecido como um ícone gastronómico representativo do município em questão.
No caso de Terras de Bouro, e após um consenso alcançado junto dos restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa, a escolha recaiu sobre o “Pedaço do Gerês”, uma receita confecionada à base de produtos típicos da gastronomia local. Nesse sentido, foi definida uma receita oficial, que permita conferir uma identidade ao prato. A ideia, no entanto, não é standardizar, pelo que cada estabelecimento terá a liberdade para interpretar a receita à sua maneira, desde que esta não seja desvirtuada.
A promoção do prato junto dos turistas ficará sob a responsabilidade da autarquia e todos os estabelecimentos aderentes passarão a ser referenciados como os “restaurantes Prove – Pedaço do Gerês”.
O mesmo desafio já foi aceite por outros municípios, pelo que brevemente serão apresentados novos ícones da gastronomia local.
Fonte: Diário do Minho, em 5-11-2013

Sem comentários: