terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vaga de frio vai continuar nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que as temperaturas vão continuar baixas, com acentuado arrefecimento nocturno, pelo menos até ao próximo dia 28 de Novembro, Quinta-feira. Nesse sentido, a Direcção Geral de Saúde recomenda que sejam tomadas algumas precauções.
É conveniente que seja verificada a manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de usar. Em caso de utilizar lareira, braseiro, salamandra ou equipamentos a gás também é conveniente a correcta ventilação das divisões, de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde. Não utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores. Antes de se deitar ou sair de casa, certificar-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações e ter especial atenção aos idosos e crianças.
As pessoas mais vulneráveis ao frio e que requerem mais cuidados são os idosos, crianças, doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios e cardiovasculares), os sem-abrigo e as pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.
É por isso conveniente usar várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente, proteger as extremidades do corpo com o auxílio de luvas, gorro, meias quentes e cachecol e é também aconselhável a ingestão de bebidas e alimentos quentes.
Por fim, a DGS solicita uma especial atenção por parte de famílias, vizinhos e das redes sociais de proximidade para a situação de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.
Fonte: O Amarense, em 26-11-2013

Sem comentários: