domingo, 3 de janeiro de 2010

Ponte de Pesqueiras abre ao trânsito

No dia 23 de Setembro, com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Terras de Bouro e de Vila Verde, António Afonso e José Manuel Fernandes, respectivamente, a “Ponte de Pesqueiras” foi aberta, pela primeira vez, ao trânsito.
A construção desta infra-estrutura rodoviária constitui a primeira fase da Via Intermunicipal que prevê, esperemos num futuro próximo, a ligação à A3 em Ponte do Lima.
Este projecto foi financiado pelo Fundo Social Europeu de Desenvolvimento Regional e custou, contando com expropriações e terrenos, três milhões de euros. De acordo com os edis “a cada autarquia coube 25% do investimento total”.
A construção da ponte e dos respectivos acessos, primeira fase da Via Intermunicipal Homem-Lima, só foi possível graças à parceria entre os dois municípios que em estreita cooperação suportaram a componente Nacional deste investimento.
A “Ponte de Pesqueiras”, com 135 metros de comprimento e 42 metros de altura, poderá potenciar o desenvolvimento económico e social do Vale do Homem e enquadra-se numa estratégia intermunicipal que inclui também a Ponte de Souto.
Sendo uma obra demasiado importante não pode ser esquecida pelo Governo a quem compete assumir definitivamente este projecto. Os municípios de Vila Verde e de Terras de Bouro não devem substituir-se a esta obrigação do Poder Central que deverá combater as assimetrias regionais deste País. Para além de ser uma via fundamental para o Norte de Portugal e, em particular, para o desenvolvimento dos concelhos de Terras de Bouro e Vila Verde, esta infra-estrutura contribuirá para o combate à desertificação, principalmente, do nosso concelho.
Ainda não há data marcada para a sua inauguração oficial. Entretanto, mantém-se o diferendo entre o empreiteiro e o projectista por causa da queda de um muro de suporte à via. Logo após a travessia da ponte, e já no concelho de Vila Verde, a passagem na estrada está estrangulada não oferecendo as melhores condições de segurança. Mas se os condutores respeitarem a sinalização, certamente, que não acontecerá acidente nenhum. Contudo, as autoridades devem estar atentas ao exagero de velocidade de alguns automobilistas que mesmo sem “tunning” ultrapassam os limites de velocidade legalmente previstos.
A “Ponte de Pesqueiras” aberta a automobilistas e a peões é o culminar duma antiga e legítima aspiração dos povos do Vale do Homem. Vem com muitas décadas de atraso, mas é, sem dúvida, a obra que maior impacto vai ter na nossa região.
As populações de Terras de Bouro e de Vila Verde estão de parabéns e acredito que esta travessia trará desenvolvimento à nossa Terra.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Outubro de 2008.

Sem comentários: