quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mundo rural mais virado para sul

O mundo rural está a ficar cada vez mais desertificado, mas ainda há quem resista. A avaliar pelos resultados preliminares do Censos, nos últimos 10 anos, o Vale do Homem aumentou a população, mas evidencia-se uma clara tendência de concentração de mobilização de pessoas para as zonas mais a sul e próxima dos centros urbanos. O concelho de Vila Verde apresenta os resultados mais positivos.
O concelho de Terras de Bouro perdeu cerca de mil habitantes, mas os municípios de Amares e Vila Verde cresceram em população e superaram essa queda. Vila Verde regista mesmo uma subida superior a mil habitantes, destacando-se no panorama distrital, onde grandes centros urbanos como Guimarães e Barcelos perderam população, em contraponto com Braga e Famalicão.Mas não deixa de sobressair que no Vale do Homem, apesar de haver mais população, os jovens com menos de 18 anos são cada vez menos. É um sinal claro do envelhecimento da população, para além da tendência migratória para o litoral e para a cidade.
O ambiente, as paisagens, o bem-estar, sossego e paz social estão longe de atrair as pessoas. A tendência é para se aproximar dos centros de decisão, dos locais de emprego e dos serviços públicos, desde as escolas, à saúde e finanças.
A análise aos números dos Censos nas freguesias da região mostra claramente uma tendência para o aumento de residentes nas localidades mais a sul e próximas dos centros urbanos.
Fonte: Terras do Homem, em 26-05-2011

Sem comentários: