quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vinho verde: 1,5 ME para criar zona de enoturismo

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes vai investir 1,5 milhões de euros no projecto ‘Minho In’ para criar uma zona de enoturismo no Minho que “alie” o potencial turístico da região à produção do vinho verde.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, afirmou que este projecto “pretende criar um produto turístico que mostre a realidade do vinho verde”.
Manuel Pinheiro explicou que o ‘Minho In’ pretende também “formar uma rede de enocotecas com vista o intercâmbio entre as várias rotas de vinhos existentes”.
O ‘Minho In’ significará um investimento de “cerca de um milhão e 500 euros, com co-financiamento do Programa Operacional do Norte (ON.2)”, adiantou o responsável.
O projecto está dividido em duas fases, segundo explicitou Manuel Pinheiro.
“A primeira fase arranca já e consiste na formação de recursos humanos. Desde organização de programas enoturísticos à preparação de infra-estruturas e à elaboração de cartas de vinhos”, explicou.
A segunda fase, que irá arrancar em Setembro, pretende “a reestruturação da Rota dos Vinhos Verdes ligada a agentes de enoturismo”, adiantou Manuel Pinheiro.
O projecto, “que deverá estar implementado em 2012”, está, segundo o responsável pela CVRVV, a “ser bem recebido” pelos produtores de vinho.
“A adesão está a ser bastante positiva. Mas este projecto obriga a uma mudança cultural por parte dos produtores de vinhos”, avisou.
Esta “mudança cultural” consiste na “mudança de paradigma”.
“É preciso ganhar a consciência que o objectivo não é vender o vinho de forma directa, mas vender uma oferta turística com base no vinho”, explicou o responsável.
Além da criação de destinos turísticos ligados ao vinho verde, a CVRVV vai ainda lançar a Grande Rota dos Vinhos Verdes, “200 quilómetros em percurso pedestre pelo património paisagístico e pelos recursos vitivinícolas da região”, revelou Manuel Pinheiro.
De forma a “garantir a articulação entre os turistas e os produtores aderentes ao ‘Minho In’”, a CVRVV vai ainda inaugurar em 2011 a Casa do Vinho Verde, um espaço de informação.
Fonte: Lusa, em 20-07-2011

Sem comentários: